2020/04/08

Samsung remove app Smart View em Outubro e deixa Smart TVs antigas sem controlo via app


A Samsung volta a pregar uma partida aos seus clientes, anunciando que irá remover a sua app Smart View, que fazia o controlo de Smart TVs da marca, a 5 de Outubro.

A comodidade das Smart TVs é uma espada de dois gumes, pois se por um lado nos facilita o acesso a apps e serviços sem necessidade de equipamentos adicionais, por outro lado acaba por ser uma bomba relógio já que será uma questão de tempo até que deixem de ter actualizações e sejam abandonadas pelo seu fabricante. Isso já fez com que muitas Smart TVs perdessem o acesso a coisas como o YouTube e Skype, e o fim da app Smart View é apenas mais um caso a juntar a estes.

Esta app permitia gerir o envio de conteúdos dos smartphones e tablets para as Smart TV da Samsung, assim como funcionar como controlo remoto. Agora, a Samsung pede aos utilizadores que passem a utilizar a app SmartThings, mas que funciona apenas para modelos mais recentes, deixando as Smart TVs mais antigas sem acesso oficial à app.


A parte menos má é que, quem já tiver a app instalada poderá continuar a usá-la, mas tendo que passar a tratá-la como uma "preciosidade", pois não será possível reinstalá-la num novo smartphone (a não ser que se recorram a fontes não oficiais) - e sendo também uma questão de tempo até que deixe de funcionar em novas versões do sistema, que passem a fazer algum tipo de exigência que obrigasse a uma actualização da app.

Seria muito começar a exigir que, para televisores e electrodomésticos ditos "inteligentes", os fabricantes tivessem que garantir actualizações de software durante pelo menos uma década? E que, no final desse período (ou antes), fossem também obrigados a disponibilizar o código fonte do sistema, para permitir que a comunidade pudesse continuar a dar suporte? O melhor mesmo seria ver um fabricante fazer isso por sua própria iniciativa, sem que fosse obrigado a isso por legislação.

3 comentários:

  1. Não voltarei a comprar uma Smart tv

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol, entao compras o q?? Ja devem ser poucas as tvs q nao sao smart tvs, e essas regra geral são de qualidade mto sofrivel. So mesmo se comprares um monitor tipo para computador.

      Eliminar