2020/04/30

YouTube com "fact checking" nos EUA


Como forma de evitar a proliferação de desinformação - algo que parece ser incapaz de eliminar - o YouTube opta por adicionar a apresentação de novos cartões de verificação de factos aos resultados das pesquisas (nos EUA).

Infelizmente comprovamos que, da mesma forma que nos permite aceder a toda a informação credível do mundo, a internet também facilitou a disseminação e acesso a desinformação, permitindo multiplicar de forma substancial os seguidores das mais loucas teorias da conspiração - passando pelos apologistas da Terra plana, os anti-vacinas, e mais recentemente os do Coronavirus-5G.

O que é certo é que com tudo isso (não esses casos facilmente identificáveis, mas outros) é natural que se comece a duvidar de tudo o que se vê e lê na internet... fazendo-nos chegar a este ponto em que se multiplica a necessidade de recorrer a serviços de "fact checking" para nos dar alguma garantia adicional, como o YouTube está a fazer nos EUA depois de já ter sido testado no Brasil e na Índia o ano passado.


Dito isto, suspeito que seja uma questão de tempo até que sites de desinformação comecem a apresentar as suas próprias teorias como tendo sido "validadas" pelos seus próprios "fact checkers", prolongado a eterna batalha entre informação e desinformação...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)