2020/05/26

Chrome e Firefox marcam site YTS como "phishing"


O site YTS.mx, um dos mais populares sites de torrents, está actualmente a ser classificado como site perigoso devido a phishing, apresentado o habitual e proeminente alerta a quem o tentar visitar.

Embora o convívio com sites de torrentes (e outros do estilo) nem sempre seja pacífico, não é muito frequente que sejam os browsers a apresentar mensagens de alerta deste tipo a quem os tenta visitar. É bastante mais comum que as entidades anti-pirataria exijam a sua remoção dos resultados dos motores de pesquisa, ou que peçam o seu bloqueio aos operadores de internet dos respectivos países - sendo que, em ambos os casos, essas medidas raramente produzem efeitos práticos.

Daí a surpresa por se ver o YTS.mx marcado como site de phishing pelo sistema Safe Browsing da Google, mas que se pode dever a algo tão simples quanto um qualquer anúncio malicioso que tenha aparecido temporariamente no site, e que tenha sido reportado. Aliás, basta ver que para o também famoso Pirate Bay, a Google já nem aceita que se façam queixas sobre o site em si, pedindo para que as queixas sejam feitas sobre páginas específicas com conteúdos que possam ser considerados maliciosos; e eventualmente, poderá vir a passar-se o mesmo com o YTS.


Até lá, só obrigam os utilizadores a dar mais dois cliques no rato para acederem às páginas que pretendem. Primeiro carregando no botão para ver mais detalhes, e de seguida no link final que permite visitar a página desejada.


Actualização: Resolveram o problema com um simples "s", passando os URLs de "movie" para "movies".

1 comentário: