2020/05/13

Epic mostra Unreal Engine 5 na PS5


A Sony conseguiu um grande trunfo para a sua futura PlayStation 5, ao mostrar o que vale numa impressionante demonstração do novo Unreal Engine 5.

Enquanto a Xbox vai mostrando coisas que não tem impressionado muito para a sua Xbox Series X - e até justificadamente criticadas, como o suposto gameplay do novo Assassin's Creed Valhalla que nada mostrou - a Sony conseguiu um grande trunfo ao abdicar das palavras e simplesmente mostrar as capacidades da PS5 numa impressionante demonstração em tempo real do Unreal Engine 5.

A demo, que faz lembrar aventuras estilo Tomb Raider e Uncharted, apresenta-nos cenários e animações hiper-realistas que, independentemente de também poderem ser replicadas na próxima Xbox e nos poderosos GPUs dos PCs, servirão como um excelente ponto de referência para o que a próxima geração de consolas irá possibilitar.


A nível do Unreal Engine 5, as grandes novidades é que tudo isto pode ser feito directamente pelo motor de jogo sem necessidade de "batotas" por parte dos developers. Até agora, eram os developers que tinham que ter o trabalho de fazer coisas como o cálculo das sombras / luminosidade, fornecer modelos 3D com diferentes níveis de detalhe para quando eram vistos ao perto ou ao longe, etc. Com o Unreal Engine 5 basta criar o mundo 3D com "biliões" de triângulos, e ele trata de tudo. É realmente impressionante, e mal posso aguardar para ver que tipo de jogos estaremos a jogar daqui por um ano! :)

... Fica agora a bola do lado da MS, para que demonstre as capacidades da Xbox Series X com algo ao nível disto, em vez de se limitar a mostrar jogos que parecem meras versões ligeiramente retocadas do que se tem hoje em dia.


Actualização: Já temos uma análise da Digital Foundry que aborda alguns dos aspectos técnicos.

8 comentários:

  1. Primeiro não foi a Microsoft a não mostrar o gameplay do jogo Assassin's Creed Valhalla mas sim a ubisoft. Segundo ponto, "não mostrou nada impressionante"? E então o Hellblade 2 a rondar no "antigo" Unreal 4? Como seria a rodar no novo? E como será esta demo (não é um jogo) a correr na Xbox series X?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas o evento era da MS e foram eles a "dar a cara". Quanto ao que"poderá ser", sim, poderá fazer isto. A questão é que não o mostraram e há que dar crédito à Sony por ter tirado partido disso. (noutras alturas foi o oposto)
      Haja concorrência, que todos ficam a beneficiar disso.
      P.s. Sou fã preferencial da Xbox, embora tenha ambas.

      Eliminar
    2. Não foi a Sony a mostrar a capacidade do Unreal 5 mas sim a epic games, mas foi um golpe de marketing. Saliento mais uma vez que quero ver esta tech demo a rodar na nova xbox e principalmente num PC bem artilhado e de certeza o resultado vai ser outro.

      Eliminar
    3. Mas aí está precisamente a questão, a Epic poderia ter mostrado isto a correr num mega-hiper-PC todo artilhado com os mais poderosos GPUs do mundo; ou numa Xbox Series X;... e no entanto, "optou" por mostrar a demo a correr numa PS5.
      De resto, o que é impressionante é que isto seja possível numa PS5 ou Xbox Series X, que terá um custo inferior à de uma placa gráfica topo de gama para o tal PC artilhado.

      Eliminar
  2. E correu a 1440p 30fps e sem raytracing!

    ResponderEliminar
  3. Com certeza no Xbox sx seria pelo menos 30% melhor em tudo sem dúvidas, mas mesmo assim ficou muito bonito!

    ResponderEliminar