2020/05/21

Go X lança trotinetes eléctricas autónomas


A Go X está a lançar um sistema de trotinetes eléctricas partilhadas, que tem a pequena diferença de as poderem fazer chegar remotamente a qualquer local onde sejam precisas, e de regressarem automaticamente aos parques quando os utilizadores chegam ao destino.

Muitas cidades por todo o mundo, incluindo cá em Portugal, têm sofrido com a "praga" das trotinetes eléctricas. Embora úteis, o maior problema é que muitas vezes não estão disponíveis onde são precisas, e outras vezes são abandonadas em locais pouco convenientes ou obrigam a que se viaje até a um parque específico. Problemas que a Go X resolve de forma bastante curiosa...

As trotinetes da Go X podem ir ter com o cliente ao local onde ele estiver, de forma completamente automática; e no final podem também regressar ao parque ou seguir viagem automaticamente até ao próximo cliente. E antes que estejam a imaginar que estes senhores conseguiram fazer aquilo que a Tesla e a maioria dos fabricantes ainda não conseguiu fazer (condução 100% autónoma), convém revelar que optaram por um método bastante mais simples: as trotinetes são controladas remotamente por operadores humanos.


Na verdade, nem sequer temos o "prazer" de poder ver uma trotinete de duas rodas a circular sozinha, já que o sistema recorre a duas rodas de apoio, para garantir o equilíbrio da trotinete enquanto é controlada remotamente.

Por um lado podemos considerar que seja "batota", mas por outro lado há que admitir que é uma solução eficaz e que resolve os principais problemas apontados aos sistemas de trotinetes partilhadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)