2020/05/22

Netflix vai cancelar contas inactivas há mais de um ano


A Netflix tomou a incomum decisão de proactivamente cancelar o pagamento das subscrições de clientes que não estejam a dar uso ao serviço, numa medida que muito nos agradaria ver copiada por todos os outros serviços com mensalidades..

Em vez de continuara a cobrar o valor da mensalidade, a Netflix vai começar a contactar os clientes que não tiverem dado uso ao serviço durante um ano após se terem registado, ou se tiverem mantido ausentes do serviço por mais de dois anos. As mensagens, por email e notificação na app, perguntarão se os clientes estão interessados em manter o serviço - uma vez que não parece ser o caso - e, no caso dos clientes não responderem, a Netflix irá tomar a iniciativa de ser ela a cancelar o serviço, evitando que continuem a pagar a mensalidade por algo que não utilizam.

Estando-se num mundo em que a maioria dos serviços faz todos os possíveis por facilitar a subscrição inicial, mas depois dificultar ao máximo o processo de cancelamento (quem não terá já passado por aquelas adesões para as quais basta murmurar um "sim" pouco convencido ao telefone, mas que para serem canceladas nos pedem o envio de emails, faxes, fotos, comprovativos de tudo e mais alguma coisa, e sabe-se lá que mais documentação?) confesso que não estava à espera de uma medida como esta.

Na verdade, é uma medida que se deveria aplicar a todos os serviços de subscrição: a possibilidade dos clientes definirem um período de inactividade após o qual o serviço deveria ser automaticamente cancelado, com as devidas precauções de tentar várias formas de contacto anteriormente, para dar a oportunidade de manter o serviço se assim o desejarem.

... E então, temos mais algum serviço que se arrisca a avançar com este sinal de respeito pelos seus clientes? ;P

3 comentários:

  1. Vão cancelar, contas Netflix ativas...mas sem Credit Card's ativos associados, ou seja, onde a Netflix não pode ir sacar o dinheirinho!
    Não vejo que isso seja como tu estás a dizer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errr... se nao tiver pagamento activo já fica automaticamente "cancelada" (desde sempre).

      Eliminar
  2. Facilmente poderiam ir mais longe e não cobrar contas onde detectem que não existe utilização há mais de 60 dias por exemplo, removendo a informação de pagamento ao fim de 12 meses, e removendo a conta em si ao fim de 24 meses.

    ResponderEliminar