2020/05/19

Notícias do dia

PortugalMail deixa utilizadores sem email há semanas; FBI "irritado" por Apple não ter ajudado a desbloquear iPhone de terrorista; app Podcast Addict removida injustamente da Play Store devido a Covid-19; OnePlus desafia fãs a criarem wallpapers para os OnePlus 8; Google abandona Active Edge no Pixel 4a; Samsung promove janela SunnyFive com sol artificial; e Oppo reforça presença na Europa via Vodafone.

Antes de passarmos às notícias de hoje, participa no passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer um anel luminoso LED para melhorar videoconferências, selfies e vídeo.

Zoom suspende criação de contas gratuitas na China



A China colocou um travão no Zoom dificultando o processo de qualquer pessoa poder criar uma videoconferência e discutir tópicos que seriam difíceis de monitorizar e censurar. A partir de agora, na China, o Zoom apenas poderá aceitar novas contas empresariais, criadas através de representantes autorizados, e que garantirão que cada conta fica associada a uma entidade com identificação válida que possa ser responsabilizada por tudo o que for dito.

Para quem vive num país onde ainda se vai podendo dizer tudo o que se pensa sem receio de repercussões - e especialmente tendo em conta o nosso historial não assim tão distante - até custa relembrar que em pleno século XXI ainda existem países onde, não só isso não é possível, como é algo que vai sendo aprimorado e evoluído com recurso às mais avançadas tecnologias.


Adobe acelera encoding de vídeo via GPU



Quem passar grande parte do seu tempo a olhar ansiosamente para que o seu computador termine a codificação do vídeo no Adobe Premiere, poderá em breve poupar muitos minutos do seu tempo. A Adobe anunciou que irá começar a usar uma aceleração por hardware mais eficiente nos GPUs da Nvidia, tirando partido do seu encoder H.264 e H.265, e que tornará o processo significativamente mais rápido do que o encode usando apenas o CPU.

Nos exemplos dados, um processo de transcoding de vídeo 4K que demorasse quase 12 minutos a fazer num CPU Intel Core i9-9750H passa a demorar menos de 5 minutos; e vídeos com aplicação de efeitos CUDA podem ver o seu tempo reduzido de 3m48s para apenas 47 segundos. A aceleração aplicar-se-á também ao After Effects, Media Encoder e Audition - e também estará disponível em GPUs da AMD.


OnePlus vai retirar filtro "raio-X" do OnePlus 8 Pro



A OnePlus vai remover o filtro "Photocrom" que tem dado que falar, que permite aceder à câmara sem filtro IR e, como efeito secundário, faz com que seja possível ter visão "raio-X" capaz de ver através de certos tipos de plástico e alguns tipos de roupa.

Por agora a OnePlus diz que se trata de uma remoção temporária, mas sem dar qualquer informação sobre que alteração será feita para que volte a trazer essa capacidade. Será preciso ter em conta que essa capacidade não passa de uma curiosidade, e que se a OnePlus começar a a impedir o seu acesso, apenas vai servir para fazer com que mais utilizadores se dêem ao trabalho de arranjar formas alternativas para manterem o acesso à câmara e respectivas imagens.


EasyJet revela que hackers roubaram 9 milhões de registos



Mesmo em período de Covid-19 não há descanso quanto aos roubos de dados, e agora é a EasyJet a revelar que foi vítima de hackers, que acederam a 9 milhões de registos com informação de viagens, e que também roubaram informação de cartões de crédito de 2200 deles.

As empresas estão actualmente obrigadas a revelar este tipo de roubos, mas a EasyJet nem sequer referiu quando é que o ataque foi desencadeado nem quando é que foi detectado. O ano passado a British Airways foi multada em £183 milhões pelo roubo de dados de 500 mil clientes; pelo que será interessante ver quanto é que a EasyJet poderá ser forçada a pagar - numa altura em que diz já estar em risco a sua sobrevivência.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)