2020/05/02

SteamVR abandona macOS


Os fãs da realidade virtual com Macs voltam a sofrer um rude golfe, com o anúncio do fim do SteamVR em macOS.

Embora a Apple esteja a fazer uma grande aposta na realidade aumentada no iOS, o macOS continua a ser penalizado no campo da realidade virtual. Este fim do SteamVR no macOS torna-se algo surpreendente, pois é algo que ainda há um par de anos estava a ser anunciado pela Apple como sendo uma grande aposta.


Mas, a Valve apresenta a frieza dos factos para fundamentar a sua decisão, dizendo que apenas 4% dos utilizadores Steam utilizam macOS, com a esmagadora maioria (95%) a utilizarem Windows. E considerando que a percentagem que tem óculos VR se situa perto do 1%, considera que não se justifica o esforço de continuar a manter o sistema nos macOS.

Curiosamente, embora o Linux represente ainda menor percentagem que o macOS, a Valve irá manter o seu suporte, uma vez que é utilizado por muitos developers e utilizado para certas aplicações de uso empresarial / governamental que a Valve deseja manter, independentemente das "percentagens".

Veremos que tal a coisa decorre, com a esperada transição dos macs para CPUs ARM da Apple, e também os supostos óculos de realidade aumentada em que a Apple tem estado a trabalhar nos últimos anos e que poderão chegar ao mercado nos próximos anos.

1 comentário: