2020/05/25

Peer-to-Peer Transmission Alliance conquista OnePlus e outros fabricantes


A Peer to Peer Transmission Alliance, criada pela Xiaomi, Oppo e Vivo para criar um standard para transferência wireless de ficheiros entre Android, passa a contar com mais alguns membros: a OnePlus, Realme, Black Shark, e Meizu.

Ao fim de mais de dez anos de Android, a Google continua sem ter um sistema standard para a transferência de ficheiros via WiFi entre equipamentos; motivo que levou a que cada fabricante criasse o seu próprio sistema, fazendo com que actualmente se possa transferir conteúdos entre Samsungs, ou entre Huaweis, mas não de forma fácil entre smartphones de marcas diferentes. Enquanto o Android 10 vai prometendo novidades nessa área, há fabricantes que não estão dispostos a esperar, e têm encontrado aliados.

A ideia começou por uma aliança entre a Xiaomi, Oppo e Vivo; mas agora cresce e passa a contar com a OnePlus, Realme, Black Shark, e Meizu.

A ideia é criar um sistema idêntico ao AirDrop da Apple, mas universal, que possa ser utilizado por todos os fabricantes que o desejarem; e que será de ainda maior interesse para os fabricantes chineses, pois assim não ficam dependentes de usar tecnologia da Google que, como aconteceu com a Huawei, poderá ser-lhes bloqueada a qualquer momento.

Agora só resta esperar pela primeira implementação do sistema para que o vejamos em funcionamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)