2020/05/28

Pens USB "anti-5G" de €378 não têm nada no interior


Há quem já esteja a facturar à custa das pessoas que acreditam que o 5G é mortal e está na origem do Covid-19, vendendo supostas pens USB de defesa contra as radiações 5G chamadas "5GBioShield" por quase 400 euros - mas que, sem grandes surpresas, não têm nada no seu interior para além de uma vulgar pen USB de 5 euros.

Mudam-se os tempos, muda-se a "banha da cobra". Desta vez, em vez de prometer fazer crescer cabelo ou curar todas as doenças, a promessa é uma pen USB capaz de limpar o ambiente doméstico de todas as radiações nocivas, incluindo o 5G, WiFi e tudo o mais. Um produto que assegura a máxima qualidade de vida e saúde para os compradores (ou deverei dizer: vítimas?) e que não deixa de recorrer a todo o tipo de pseudo-explicações tecnológicas para evitar explicar realmente quais as bases em que faria o seu milagre de limpeza de radiações.

Por isso, temos coisas como protecção garantida por um "catalisador holográfico de nano-camadas" que utiliza "oscilação quântica" para equilibrar e "re-harmonizar" todas as frequências maliciosas que andem no ar.

Regressando à realidade, a BBC deu-se ao trabalho de pedir uma inspecção a uma destes 5GBioShields, apenas para confirmar que se trata de uma vulgar pen USB de baixo custo, sem quaisquer componentes adicionais.



Mesmo depois de contactados para pedir esclarecimentos, os vendedores deste "5GBioShields" continuam a manter a mentira, assegurando que funciona (talvez tenham que adicionar "tecnologia invisível" à lista de características do produto).

Por um lado, quase dá vontade de deixar que algo assim continue a ser comercializado. Por outro lado, temo que apenas sirva como uma dispendiosa confirmação que venha a fazer com que essas pessoas ainda se sintam mais agarradas a essas teorias da conspiração. Afinal, se acreditam nessas coisas sem qualquer base científica de sustentação, e chegam ao ponto de gastar centenas de euros numa pen - que podem confirmar com os próprios olhos de que não tem qualquer "magia" especial.

Não sei que mais se poderá fazer para os fazer reconsiderar as suas posições (têm isso em comum com os terra-planistas; que também preferem ignorar aquilo que os seus próprios olhos poderiam facilmente confirmar, e em vez disso manterem-se convictos de explicações absurdamente elaboradas para contornar a realidade).


Actualização:
Há uma nova caixa de protecção anti-5G mais económica.

7 comentários:

  1. Ironicamente a verdadeira conspiração é que as teorias da conspiração são hoje uma indústria que tem como objectivo ganhar dinheiro com ignorantes que se querem sentir inteligentes. Isso é feito através do dinheiro da publicidade nos sites e vídeos, venda de livros, bilhetes para palestras e charlatanices como essa pen.

    ResponderEliminar
  2. Hoje fiquei a saber que um indivíduo com que lido de vez em quando em contexto de trabalho e que até o tinha como uma pessoa inteligente, desconfia que a Terra é plana, quando comecei a argumentar um bocadinho (maldita hora em que abri a boca), veio logo com conversas que a NASA não passa de uma entidade para propagar mentiras, nós nunca fomos à Lua, ISS não passa de uma tanga, etc etc.
    Ainda tentei provar com imagens "em tempo real" do satélite meteorológico japonês, fotos da ISS tiradas por amadores, mas pedia sempre provas a sério.
    O filme Idiocracy a cada ano que passa torna-se mais documentário do que filme de ficção.
    (e ainda bem que não toquei no tema das vacinas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com esse tipo de pessoas, infelizmente, não vale a pena argumentar. +E esperar que percebam os seus equívocos por si próprios, ou nada feito. Estas pessoas adoptam para si próprias uma concepção do mundo que as rodeia totalmente blindada por relações de causa-efeito determinísticas e não são capazes de raciocinar fora desse ebquadrament Portanto, quando os factos desmentem a sua mundividência, optam sempre por questionar os factos e nunca a sua mundividência. Por isso é inútil usar argumentos lógicos com essas pessoas.

      Eliminar
    2. Não vale a pena argumentar, a falha foi do sistema de ensino. E raramente é reversível. Quase se podia avaliar os sistemas de ensinos dos países pelo numero destas pessoas.

      Eliminar
  3. Desejo muito sucesso a quem teve esta ideia de génio! (:

    ResponderEliminar
  4. 🤣😂🤣 Mas não é isto que eles merecem?? 😁😅😁

    ResponderEliminar