2020/05/29

Porto vai ter mini-autocarros autónomos ainda este ano


Antes do final do ano, quem circular nalgumas zonas do Porto poderá ter que partilhar as estradas com uns curiosos mini-autocarros sem condutor.

Fazendo parte do projecto FABULOS (Future Automated Bus Urban Level Operation Systems), estes mini autocarros autónomos deverão ser testados em Outubro nas áreas do Hospital de São João e Pólo Universitário. Os veículos dispensarão a presença de um condutor e terão a capacidade de lidar com potenciais obstáculos, como automóveis que parem indevidamente na via de rodagem (como infelizmente sabemos que é frequente).

Embora seja uma zona que não apresente os desafios de circular na baixa do Porto (onde muita curiosidade tenho para saber como um veículo autónomo se desenrascaria), não deixa de estar sujeita ao habitual pandemónio das horas de ponta, que já estão infelizmente a regressar ao normal após a redução forçada causada pelo Covid-19.

Se a fase de testes se revelar satisfatória, poderemos começar a ver estes mini-autocarros a fazerem percursos a tempo inteiro já a partir do próximo ano e, eventualmente, vê-los a expandir-se para outras áreas.

5 comentários:

  1. Serão estes autocarros a colocar pressão para a stcp expandir as rotas que até agora se tem recusado a fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é projecto dos STCP... :)

      Eliminar
    2. Estes autocarros só vão colocar pressão nos motoristas.

      Eliminar
  2. Dou 10 anos para a profissão de motorista deixar de existir. Vá 20 anos. Acreditem. E vai começar pelas cidades em que vão cada vez mais ter locais só para veículos autónomos, até chegar a um ponto que só existirão veículos autónomos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como o gasóleo e a gasolina... Há é que esperar bem sentado...

      Eliminar