2020/05/15

Samsung revela SSDs PCIe 4.0

A Samsung revelou a sua nova geração de SSDs NVMe com PCIe 4.0, disponíveis em todos os formatos, e com desempenho que pode atingir mais de 6GB/s.

Esta nova geração de SSDs PCIe 4.0 chega principalmente orientada para o sector empresarial, com versões do PM9A3 que incluem o formato E1.S e U2 (este último parecendo um disco SATA tradicional, mas contando com o interface NVMe) com desempenhos que podem chegar aos 6.5GB/s em leitura, 3.5GB/s em escrita, e 900K IOPS. O formato E1.S é mais compacto que o formato "régua" tradicional, com a Samsung a dizer que assim se consegue aumentar a densidade de armazenamento em servidores.

Embora o formato U.2 já esteja disponível nalguns portáteis (dispendiosos), o formato mais comum para os consumidores continua a ser o M.2, e estes novos SSDs também contam com versão M.2. No entanto neste caso, e inexplicavelmente, o SSD fica com desempenho bastante penalizado, com a Samsung a indicar velocidades de "apenas" 3.5GB/s e 1.75GB/s em leitura e escrita.

Esperemos que rapidamente a Samsung faça questão de ampliar a gama de oferta nos SSDs M.2 PCIe 4.0, com desempenho que realmente tire partido desse interface.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)