2020/06/08

Abu Dahbi ultrapassa Portugal na energia solar mais barata


A Abu Dhabi Power Corporation passa a deter o recorde da energia solar mais barata do mundo, tirando o lugar que pertencia a Portugal desde Julho de 2019.

Há muito que a produção de energia solar permite gerar electricidade a valores mais baratos que os das centrais a carvão (3.3 cêntimos de dólar por kWh), mas agora aproximamos-nos rapidamente de um novo patamar na energia sustentável barata, com a Abu Dhabi Power Corporation a fazer um contrato de energia solar a apenas 1.35 cêntimos por kWh - um valor que começa a aproximar-se da marca do 1 cêntimo por kWh.

Para que não se pense que estes valores apenas são possíveis nos desertos das arábias, convém relembrar que até ao momento, o detentor produção de energia solar mais barata era Portugal, que tinha uma central solar de 150 MW a produzir energia a 1.64 cêntimos / kWh. No entanto, a nova central de Abu Dahbi aposta numa capacidade e dimensão substancialmente superior, ocupando cerca de 20 km2 e produzindo 2 GW de energia solar.


Fazendo Portugal parte dos poucos países da UE privilegiado em termos de exposição solar, esperemos que a médio prazo isso possa fazer parte de uma das nossas mais valias em termos de produção e exportação de energia limpa para o resto da Europa.

2 comentários:

  1. São muito painéis para limpar :-)

    ResponderEliminar
  2. Alguém consegue explicar aquela mancha súbitanno norte do Chile?
    É que está no topo da escala e muito longe dos valores mapeados algumas centenas de Kms ao lado.

    ResponderEliminar