2020/06/01

Phonocut grava discos de vinil em casa


Os fãs dos discos de vinil vão poder ter um aparelho que parece demasiado bom para ser verdade: um gravador de discos de vinil que poderão ter em sua casa, para criarem os seus próprios discos.


Não deixa de ser um pouco irónico que tenha sido necessário que o vinil tenha caído em desuso (embora o número de aficionados tenha vindo a aumentar) para que surgisse algo que não estava disponível nos seus tempos áureos: um gravador de discos de vinil para uso doméstico.

Curiosamente, este Phonocut é um projecto idealizado por Florian Kaps, a mesma pessoa que há mais de uma década se dedicou a manter vivas as películas Polaroid instantâneas com o Impossible Project. É uma pessoa que mantém uma ligação especial com o mundo analógico, e que agora resulta neste curioso e inesperado gravador de vinil.


No entanto, não se pense que este Phonocut facilitará a cópia de álbuns de vinil completos. Cada disco de vinil de 10" permite gravar apenas entre 10 a 15 minutos por lado. Além do mais, como se pode imaginar, perderá muito do seu encanto - para não dizer todo - se se limitarem a transferir para vinil alguma música que já tivessem em formato digital.

Ainda assim, não deixa de ser uma proposta curiosa, nem que seja ao possibilitar que criem as vossas próprias misturas, ou músicas originais, ou músicas personalizadas, que depois se materializem fisicamente num disco de vinil.

O Phonocut tem um preço de 1100 dólares, mas infelizmente não dizem quanto irá custar cada disco virgem de vinil.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)