2020/07/01

Apple patenteia botões tácteis magnéticos


A Apple quer reduzir o volume ocupado pelos botões físicos e revela as suas intenções com uma patente que nos mostra botões ultra-compactos sensíveis à pressão e com actuação magnética.

Embora a Apple tenha tentado escapar aos botões físicos com o iPhone, a verdade é que por lá ainda permanecem vários: o botão de power, volume, e o de mute. No caso dos botões de pressão, a Apple quer trocar o mecanismo habitual por um novo sistema mais compacto de botões tácteis magnéticos.

Estes botões têm apenas um curso de actuação de 0.01mm, mas contam com um sistema magnético que permite recriar uma sensação de actuação física aumentada. O sistema magnético deverá também, à partida, garantir uma maior longevidade e evitar problemas como os que afectaram o iPhone 5 - cujo botão de power tinha propensão para avariar, levando à recolha de milhares de unidades (para mim até calhou bem na altura, ao final de um ano fiquei com um iPhone 5 novo.)

Por outro lado, também sabemos os riscos. Para poupar alguns milímetros a Apple adoptou teclas nos MacBooks que vieram a causar problemas durante anos; e que só recentemente foram corrigidas com o regresso ao mecanismo antigo. Esperemos que no caso destes botões magnéticos, as coisas corram de melhor forma.

1 comentário:

  1. Na minha família sempre tivemos Samsung da linha S (7 e superiores) e Note e nunca tivemos problemas com os botões físicos, anos a fio. O meu pai tem um Motorola com uns 5 anos e zero problemas.

    Acho que neste caso deveriam colocar botões tácteis e não físicos.

    ResponderEliminar