2020/07/26

iOS 14 revela uso excessivo da câmara no Instagram - mas é um bug


Para além de denunciar as apps que acedem à área de transferência (copy-paste), o iOS 14 conta também com um novo indicador visual de actividade da câmara e microfone - e os utilizadores do Instagram estão a ser surpreendidos por o verem surgir mesmo quando a app não deveria estar a aceder à câmara.

Como forma de reforçar a privacidade e o controlo dos utilizadores sobre o que os seus iPhones e iPads estão a fazer, no iOS 14 há um novo indicador visual que faz surgir um ponto laranja (para o microfone), ou verde (para a câmara) perto do indicador do nível de bateria no topo do ecrã.

Sendo o Instagram uma app de fotos e vídeos, é lógico que seria natural ver este indicador surgir quando se estivesse a tirar fotos ou gravar os vídeos. O problema é que os utilizadores do iOS 14 (que por agora ainda permanece em beta) estão a ver o indicador de câmara activa surgir mesmo quando estão apenas a percorrer as contas que seguem - conforme certificado pelo control center, que indica qual a app que está a dar uso à câmara.


No entanto, por muito estranho que seja, o Instagram já fez questão de referir que esta indicação está errada e se deve a um bug no iOS 14 e que será corrigida quanto antes.

Será esse um dos riscos de utilizar um sistema em beta; mas seja como for, parece-me que este indicador irá servir para detectar e corrigir todo o tipo de abusos potencialmente feitos por apps, tais como aquelas que estavam incessantemente a monitorizar o conteúdo da área de transferência.

1 comentário:

  1. Mas as pessoas ainda não perceberam que ao utilizarem as redes sociais, o produto são elas mesmas?

    ResponderEliminar