2020/07/02

MS começa a testar novo Start Menu no Windows 10


A Microsoft vai remodelar o Start Menu do Windows 10, estando isso por agora a ser feito para as versões de desenvolvimento com o Insider Preview build 20161.

O Start Menu tem servido como "rosto" do Windows desde o lançamento do Windows 95, e prepara-se para ser ligeiramente retocado no Windows 10. As alterações seguem as últimas tendências de design de interfaces ditadas pela Microsoft, trocando os fundos coloridos das tiles por uma efeito de transparência, e com os icons a abandonarem também o seu formato uniforme com fundos quadrados para regressarem a icons recortados com formato irregular mas, simultaneamente, mais facilmente identificáveis.


O resultado é um Start Menu mais uniforme e legível, que me parece que será do agrado da maioria dos utilizadores.

O mesmo não se poderá dizer, no entanto, da alteração que a MS prepara para o Alt-Tab. Em vez de se limitar a apresentar as janelas abertas como até agora, a MS vai começar a apresentar todas as tabs abertas no Edge como janelas individuais. Se isso até me parece interessante para quem apenas tiver 3 ou 4 páginas abertas no browser, parece-me completamente absurdo e inutilizável para todas as pessoas que acumularem várias dezenas de tabs abertas. Felizmente, é algo que será configurável em Settings > System > Multitasking.

Adicionalmente, o Windows 10 passará a contar com apps na taskbar ajustadas em função dos utilizadores: quem tiver conta Xbox poderá ver o icon da app Xbox; quem tiver um smartphone Android poderá ver a app Your Phone, etc. Assim como outros detalhes, como a informação do sistema que passa a poder ser copiada para a área de transferência, notificações com "x" para as fazer desaparecer mais rapidamente, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)