2020/07/20

Qnap lança switch de 2.5Gbps para uso doméstico

Contrariando todas as evoluções feitas no WiFi, no campo das redes por cabo domésticas as coisas têm estado paradas; mas podem começar a mudar com a chegada deste switch da QNAP de 2.5Gbps a preço razoável.

O 1Gbps das redes Ethernet, que em tempos pareciam "alucinantes", são agora uma das maiores limitações nas redes domésticas e das pequenas empresas. Embora já existam versões mais velozes de Ethernet com 5Gbps e 10Gbps, o custo desses equipamentos continua a ser proibitivo para uso pessoal. Mas agora a Qnap dá um passo no sentido de mudar isso, avançando com um switch de 2.5GbE a preço que ficará dentro do aceitável para quem desejar acelerar a sua rede caseira.



O QSW-1105-ST é o primeiro switch de 2.5Gbps (2.5GBASE-T) da Qnap orientado para o utilizador final. É um switch compacto, de 5 portas, e que dispensa ventoinhas para funcionar, pelo que o processo de upgrade de uma rede se limita a tirar o switch antigo e colocar um destes novos - assumindo que os equipamentos a ele ligado também poderão tirar partido da velocidade extra.

2.5GBASE-T permite ligações de 2.5Gbps em cabos Cat5e com até 100 metros e embora não seja tão veloz como o 5GBASE-T, já permitirá mais que duplicar a velocidade da rede doméstica. Quer isso dizer que em vez dos cerca de 120MB/s máximos, poderemos atingir cerca de 300MB/s, reduzindo para menos de metade o tempo de transferência de ficheiros grandes e de backups.

Este switch deverá ter um preço próximo dos 100 euros, resta esperar pela sua chegada ao mercado nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)