2020/07/06

Recupera o botão direito do rato no Chrome com o Enable Right-Click


Para todos os que estiverem fartos de ver páginas na web a desactivarem as funcionalidades como o acesso às funções de copy-paste com o botão direito do rato, nada como recorrer ao Absolute Enable Right Click para recuperarem essa capacidade.

Há funcionalidades standard que se tomam por garantidas, como a capacidade para fazer "copy-paste", até ao momento em que nos deparamos com sites em que isso é deliberadamente desactivado. Não há desculpa para que tal seja feito, mas infelizmente é algo que vai sendo cada vez mais comum, contribuindo para uma enorme frustração por parte dos utilizadores - por exemplo, o Gmail tem tido uma relação esquizofrénica com o copy-paste dos previews de imagens anexadas, tanto deixando como não deixando (e actualmente não deixando).

Felizmente, tal como temos extensões que nos livram da publicidade abusiva em excesso (como o uBlock Origin), também há extensões que podem garantir que continuamos a ter acesso ao botão direito do rato, como é o caso deste Absolute Enable Right Click.

Quando se depararem com um site que teve a infeliz ideia de desactivar o botão direito do rato para impedir um copy-paste ou outra coisa, bastará clicarem no icon do plugin para voltarem a ter acesso ao menu de contexto e respectivas funções.

Como em todas as extensões, não se esqueçam de restringir o acesso apenas aos sites em que as querem utilizar, ou só depois de as activarem com um clique inicial. Para os sites que visitem frequentemente é também possível dizer que o plugin deverá ficar sempre activo.

2 comentários:

  1. Extensão para bloquear publicidade abusiva, extensão para usar a tecla de retrocesso (backspace), extensão para habilitar tecla direita do rato. Bem começo achar estranho estas modas...

    ResponderEliminar