2020/07/15

Spotify renova tabela de podcasts


O Spotify tem feito uma forte aposta nos podcasts (para o bem e para o mal), e agora renova a tabela com os tops dos podcasts para que mais facilmente sejam descobertos os podcasts mais populares.

Por agora o Spotify avança com duas tabelas, Treding e Top. A primeira dará a conhecer os 50 podcasts que mais rapidamente têm atraído novos subscritores, e que permitirá descobrir os podcasts que estão a tornar-se populares no momento. A segunda, mostrará os 200 podcasts mais populares, segmentada para cada região, e também por categorias (comédia, tecnologia, etc.) Ambas serão actualizadas diariamente.

O risco de qualquer tipo de tabela é que inevitavelmente surgirão pessoas ou entidades que as tentarão manipular, mas o Spotify diz ter implementado sistemas que serão capazes de detectar e impedir qualquer tipo de tentativas fraudulentas para adulterar os resultados e fazer um podcast subir nestas tabelas sem o devido mérito - como foi demonstrado com a tabela de podcasts da Apple em 2018.

O Spotify já teve que lidar com bots que inflacionavam o número de audições de músicas, mas no caso dos podcasts o problema será diferente, já que a maioria das pessoas apenas ouvirá um episódio uma única vez. Mas, como bem sabemos, seria um erro subestimar as capacidades de quem se dedica a "dar a volta" aos sistemas, e seguramente é algo que eles já estarão a tentar fazer neste preciso momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)