2020/07/01

Tesla ultrapassa Toyota na bolsa


A Tesla tornou-se na empresa automóvel mais valiosa do mundo, ao ultrapassar o valor de mercado da Toyota, a anterior líder mundial.

Tendo atingido um novo máximo histórico em bolsa, com as acções a superarem os 1120 dólares, a Tesla atingiu um valor de mercado de 208 mil milhões de dólares, superando os 203 mil milhões da Toyota. Um marco em termos financeiros, mas que não elimina outros factores que é preciso referir: a Toyota é uma empresa que fabrica 10 milhões de automóveis por ano, enquanto a Tesla entregou menos de 368 mil automóveis em 2019 (embora esse valor represente um aumento de 50% face ao ano anterior).


O que é certo é que, há apenas um ano atrás, as acções da Tesla estavam nos 230 dólares, e actualmente estão a mais de 1100 dólares. Com isto podemos fazer a habitual brincadeira de ver quanto se poderia ter ganho se, em vez de um Tesla, se tivessem comprado acções da Tesla.

Se em vez de comprarem um Tesla Model 3 de 50 mil dólares em Julho de 2019, tivessem comprado acções da Tesla, nesta altura teriam mais de 240 mil dólares - o suficiente para comprar um Model 3 e ainda ficar com quase 200 mil dólares de sobra, ou então suficientes para comprar um Model 3, mais um Model 3, mais um Model X. :)

4 comentários:

  1. Confesso que não consigo entender. A marca tem força e valor. O elon musk no meio da maluqueira ainda faz umas coisas acertadas. Mas esta valorização não faz sentido nenhum.

    ResponderEliminar
  2. Uma empresa vale o que produz, não o que especuladores financeiros acham que vale. Que comparação se pode fazer entre uma Tesla que ainda dá prejuízo(-69 milhões de dólares em 2019) e tem 48000 empregados, com uma Toyota, que teve um lucro de 23000 milhões de dólares(!!!!!) em 2019 e tem quase 360000 funcionários? Só mesmo no mundo da fantasia capitalista isto pode ser comparável.

    ResponderEliminar
  3. É logo no teu primeiro ponto que estás errado. Na verdade o valor das coisas é o que estás disposto a pagar por elas. Não mais que isso. Porque se achas que não vale, dificilmente pagas. E o que pagas é a referência para futuras compras.

    Seja como for, comparar a Tesla com a Toyota parece-me o mesmo que comparar a Renault com a Apple. A Tesla, é uma empresa tecnológica, que acontece vender carros. Aliás, basta ver o roadmap da Tesla para perceber isso mesmo.
    Nem os seus carros (na sua verdadeira essência como meio de transporte) nem as suas baterias não são melhores a concorrência. Melhor? Melhor é a gestão das baterias, melhor é a condução autónoma, melhor são os resultados do eu R&D em energia solar, e a lista continua.

    Portanto se olhas apenas do ponto de vista do volume de negócio no sector automóvel, sim tens razão. Se olhares para tudo o que eles fazem, talvez não.

    ResponderEliminar