2020/07/01

Windows File Recovery recupera ficheiros eliminados


Para as situações em que o caixote de reciclagem não for suficiente, a Microsoft está a disponibilizar o Windows File Recovery para tentar recuperar ficheiros eliminados por engano.

Há muito que os utilizadores de Windows podem contar com a ajuda do cesto do lixo / reciclagem para recuperarem ficheiros eliminados. O problema é que, mesmo assim, pode dar-se o caso de se apagarem efectivamente alguns ficheiros por engano, quer isso tenha sido feito por um esvaziar acidental do cesto de reciclagem, ou por um qualquer deslize os ter feito carregar em shift + delete e ter eliminado directamente alguns ficheiros.

Quando isso acontece por norma tinha que se ir a correr procurar por programas de recuperação de ficheiros, mas agora passamos a ter um oficial da própria Microsoft, o Windows File Recovery.


A única questão é que, mesmo sendo um utilitário disponível através da Windows Store, na realidade trata-se de um programa destinado a ser utilizado através da linha de comandos. Um detalhe que logo à partida o irá tornar inacessível a grande parte dos utilizadores.

Talvez numa próxima versão este Windows File Recovery possa tornar-se num módulo capaz de ser integrado no caixote de reciclagem do próprio Windows, disponibilizando todas as opções e possibilidades de recuperação de ficheiros dentro do ambiente gráfico que será de utilização mais confortável para os utilizadores típicos do Windows.

1 comentário:

  1. ...E como é que se fazem essas recuperações em SSD's com TRIM?

    ResponderEliminar