2020/08/19

Chrome 86 vai alertar para formulários inseguros


Com a chegada do Chrome 86 em Outubro o browser da Google vai tornar mais visível o risco de preencher formulários em páginas inseguras.

A cada nova versão do Chrome a Google tem implementado mais e mais formas de sinalizar aos utilizadores a importância de utilizar sites com HTTPS e os riscos de usar páginas inseguras. Com o próximo Chrome 86, que deverá chegar em Outubro, isso volta a ser feito, a propósito do preenchimento de dados em formulários.

Quando surgir um formulário inseguro, o Chrome desactivará o preenchimento automático dos campos e apresentará uma indicação a dizer que se deve à falta de segurança.

Se mesmo assim preencherem dados e clicarem no submeter, será apresentado nova mensagem de alerta a relembrar que esses dados poderão ser interceptados e serão visíveis para potenciais atacantes, pedindo uma confirmação final sobre se realmente os desejam enviar ou não.

Espera-se que a visibilidade acrescida destes formulários inseguros faça os utilizadores pressionarem os sites que ainda os utilizam, para que os revejam e adoptem as devidas medidas de segurança.

1 comentário: