2020/08/05

Files by Google com Safe Folder para proteger conteúdos


Proteger documentos ou outros ficheiros importantes passa a poder ser feito na nova secção Safe Folder do Files by Google.

Se já passaram pela situação de terem conteúdos no vosso smartphone Android que desejavam estar mais protegidos, poderão fazê-lo com o Files by Google. O gesto de ficheiros da Google passa a contar com uma secção Safe Folder que, na prática, funciona como uma pasta protegida por código PIN para impedir acessos indevidos.

Como seria de esperar, as coisas que colocarem nesta pasta protegida deixarão de estar acessíveis para outras apps que tenham acesso aos ficheiros; e também será preciso ter alguma cautela caso desinstalem a app, pois os ficheiros na Safe Folder também desaparecerão - e não ficarão novamente disponíveis mesmo que reinstalem a app. Seria conveniente haver um qualquer tipo de aviso no caso de se tentar desinstalar a app com conteúdos na pasta protegida, para evitar dissabores.

Diga-se também que muitos fabricantes já incluem funcionalidade idêntica nos seus smartphone Android: o Secure Folder nos Samsung,  o File Safe nos Huawei, etc. etc. Mas, para quem não tiver isso de origem, ou preferir usar a solução da Google, só tem de esperar que a versão mais recente do Files by Google chegue ao seu Android.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)