2020/08/31

Netflix dá acesso gratuito a filmes e séries


A Netflix quer cativar novos clientes e para isso lança uma táctica imbatível: deixar ver alguns filmes e séries de forma completamente gratuita, incluindo filmes como Bird Box e Murder Mystery.

Ao contrário de campanhas promocionais anteriores que foram feitas em países como a Índia, esta nova modalidade está disponível em todo o mundo, incluindo Portugal, e pode ser acedida em https://www.netflix.com/pt-en/watch-free. E embora exista um vídeo publicitário de 30 segundos antes de se poder ver o que se escolher, a Netflix nem aí optou por testar a paciência dos potenciais futuros clientes, já que permite "passar à frente" do anúncio.

Não é sequer necessário ter ou criar uma conta Netflix para se verem estes filmes, embora no caso das séries (Stranger Things, Elite, Grace and Frankie, etc.) apenas se tenha acesso ao primeiro episódio. Curiosamente, é algo que está apenas disponível através do browser em Windows e Macs, e equipamentos Android - deixando de fora Smart TVs e os browsers em iOS.

Seria interessante se a Netflix estivesse a usar isto para avaliar a potencial viabilidade de uma futura modalidade gratuita em troca de publicidade; mas suspeito que não seja esse o seu objectivo. Pelo menos nesta fase, parece que será apenas um aperitivo para tentar cativar novos clientes, mostrando uma pequena selecção das suas produções.

4 comentários:

  1. O objectivo é apanhar os endereços de e-mail para mandar publicidade certamente.

    Publicidade aparece sem problemas, depois o vídeo em si é que não:

    Mozilla Firefox: "Pedimos desculpa. Este dispositivo (Windows - Firefox v80) não permite a reprodução de antevisões gratuitas. Pode ver num computador, portátil ou telefone Android. Introduza o seu endereço de e-mail para que lhe possamos enviar uma ligação. (A partir do momento em que se tornar membro, poderá ver quando quiser, onde quise, em qualquer dispositivo.)."
    No Google Chrome v85 dá a mesma mensagem de erro.

    Isto em um computador portátil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consegui ver em chromium sem qq problema, apesar de ser Linux

      Version 84.0.4147.105 (Official Build) Built on Ubuntu , running on LinuxMint 18.1 (64-bit)

      Eliminar
    2. Nem pedem email. É clicar e ver.

      Eliminar
    3. No meu computador portátil não funciona no Firefox nem no Google Chrome... experimentei abrir o Microsoft Edge que nunca utilizo e nesse browser já funciona.

      Eliminar