2020/08/09

Sonos acusa Amazon de vender os Echo abaixo do preço de custo


O CEO da Sonos volta a apontar a mira à Amazon, acusando a empresa de praticar preços que impedem qualquer concorrência legítima, vendendo os Echo abaixo do preço de custo, coisa que Jeff Bezos disse que poderia acontecer durante períodos promocionais - embora, nos Echo, seja frequente estarem com promoções e descontos.

É efectivamente um dos problemas que se torna inevitável com as empresas "gigantes" que vão acumulando diferentes áreas de actuação. A Amazon, assim como a Apple, Google, e outras, podem muito bem praticar preços imbatíveis nalguns sectores (se assim o desejarem), indo buscar o rendimento nos outros sectores. A Amazon pode vender o hardware a preço de custo, ou abaixo do preço de custo, sabendo que isso vai promover as vendas na sua plataforma; a Google pode fazê-lo, sabendo que com isso irá manter os utilizadores no seu ecossistema; e a Apple fá-lo em sentido inverso, por exemplo, oferecendo o acesso ao seu serviço de streaming Apple TV+ durante um ano, a quem comprar iPhones, Apple TVs, etc.

Junte-se a isto a capacidade que têm de comprar qualquer serviço concorrente (desde que aprovado pelas autoridades anti-monopólio), e facilmente se percebe que se torna cada vez mais complicado - para não dizer impossível - competir com estas empresa.

Por outro lado, há também que relembrar que a Sonos também não é nenhuma "santa", bastando relembrar o caso em que iam inutilizar colunas perfeitamente funcionais. No fundo, cada uma olha pelos seus próprios interesses, e enquanto se queixam da concorrência, nada nos garante que tomariam melhores opções se estivessem no seu lugar.

3 comentários:

  1. a amazon nao lucra nada ao vender a coluna, mas sim em todos os serviços que esta disponibiliza de seguida ao cliente. é como um telemovel, vendemos os nossos dados enquanto o usamos.

    ResponderEliminar
  2. Eu bem queria comprar mas não enviam para cá.

    ResponderEliminar
  3. Pede para entregar num ponto de entrega. Foi como mandei vir o firestick

    ResponderEliminar