2020/08/05

Starship SN5 levanta voo com sucesso


Depois das anteriores tentativas falhadas, o quinto protótipo da Starship da SpaceX conseguiu finalmente fazer o seu pequeno "salto" de testes, elevando-se no ar uma centena de metros e pousando em segurança.

O actual protótipo da Starship ainda é algo que mais parece um tanque voador, mais aproximado do protótipo Starhopper que fez um teste idêntico há um ano, do que com a versão final da Starship. No entanto, marca um passo importante que valida os avanços feitos na construção da nave com a qual a SpaceX espera fazer nova revolução no acesso ao espaço.


A versão final terá dimensões muito superiores, sendo capaz de transportar até 100 toneladas para o espaço de uma só vez, assistida por um foguete Super Heavy equipado com motores Raptor. Neste teste o protótipo estava equipado apenas com um único motor, sendo que o próximo passo será adicionar mais motores e fazer voos que atinjam altitudes mais elevadas.

A táctica de Elon Musk para o desenvolvimento da Starship tem sido o de construir e testar a ritmo elevado, sendo que cada nova versão terá melhorias face à anterior; e o que é certo é que à quinta tentativa, a fórmula parece estar a dar resultado. A SpaceX poderá fazer este protótipo SN5 voltar a voar já nos próximos dias, mas enquanto isso já está o SN6 a ser preparado para dar o passo seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)