2020/08/15

Tesla promete baterias revolucionárias para breve


Depois de décadas a fazer melhorias graduais, parece que está finalmente para breve a chegada da aguardada revolução nas baterias, que potencialmente abrirá caminho até para tornar viável aviões eléctricos comerciais.

Investigadores da Tesla têm estado a estudar processos para criar baterias melhores que possam ser produzidas usando os métodos existentes, e parecem ter encontrado aquilo que procuravam, pelo menos em parte. Os investigadores conseguiram produzir baterias com maior densidade energética, que permitirá aumentar substancialmente a autonomia dos carros eléctricos, ou em alternativa reduzir o volume e peso das baterias nos automóveis para manter as autonomias actuais.

As melhorias fazem até com que estas novas baterias, que conseguem ter uma densidade energética de 360 Wh/kg e densidade volumétrica de 1000 Wh/L, se aproximem da fasquia dos 400 Wh/kg que são apontados como sendo o valor a partir do qual será possível criar aviões eléctricos que façam frente aos aviões com motores convencionais.

Mas como sempre, este tipo de notícias das baterias é algo recorrente e que, ano após ano, continua sem dar frutos visíveis. Neste caso, estas baterias sofrem ainda de um pequeno problema por resolver: suportam apenas cerca de 200 ciclos de carregamento, o que é insuficiente para a sua utilização comercial. No entanto, há apenas um ano atrás estas mesmas baterias suportavam apenas 90 ciclos, pelo que estão a ser feitos avanços... só falta saber quanto mais é que se terá que esperar.

No final de Setembro a Tesla irá ter o seu Battery Day onde se espera que anuncie publicamente uma nova geração de baterias, a par dos novos Model S e Model X renovados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)