2020/08/04

TheirTube revela YouTube como aparece a diferentes pessoas


Por vezes pensamos que a internet que vemos é igual à que todas as outras pessoas vêem, mas este TheirTube mostra como isso está longe de ser verdade, mostrando-nos como o YouTube aparece para diferentes estilos de pessoas.

Todos os dias ouvimos falar do tracking feito pelas empresas tecnológicas, e assumimos que isso é feito apenas para efeitos de nos apresentarem a publicidade mais adequada para cada indivíduo. Mas a realidade é que essa mesma informação é utilizada para muitas outras coisas, incluindo as coisas que o YouTube nos recomenda.

Este Their.Tube é um projecto que se limita a tornar isso mais visível, permitindo a qualquer pessoa explorar o YouTube como se tivesse sido classificado pela Google / YouTube como pertencendo a diferentes categorias: se é liberal, conservador, fã das teorias da conspiração, anti alterações climáticas, etc. etc.


É compreensível que o YouTube (e outros serviços) queiram apresentar conteúdos que consideram adequados / interessantes para cada pessoa, mas o risco é que isto pode reforçar uma barreira invisível entre cada indivíduo e a sociedade em seu redor. Uma pessoa que seja fã das conspirações ficará seguramente mais alienada se for continuamente exposta a vídeos que reforçam essas ideias, e o mesmo acontece para os outros segmentos, dificultando a tarefa de ter uma visão mais global que, se calhar, revelará que aquele mundo em que vive não passa de uma pequena porção do mundo real.

... Algo a ter em conta da próxima vez que embarcarem nas alucinantes maratonas de ver vídeos recomendados no YouTube....

2 comentários: