2020/08/29

Viagem Porto-Loulé põe à prova autonomia dos Tesla


Um grupo de dez Tesla aventurou-se em mais um teste à autonomia, realizando uma viagem de Porto a Loulé, para ver até que ponto as autonomias anunciadas possibilitam fazer uma viagem de 540 km em condições reais.

O Tesla Model 3 Long Range tem uma autonomia anunciada de 560 km, pelo que esta viagem Porto Loulé, com 540 km, se torna num teste adequado para a por à prova. Além disso, e ao contrário de outros testes de autonomia que atingem valores extremos mas à custa da circulação a velocidades ultra-reduzidas, neste caso os carros irão circular a velocidades "normais" - sendo que a sua localização e consumos poderão ser acompanhados em tempo real.


A questão da autonomia continua a ser apontada como um dos principais receios na compra de um automóvel eléctrico, mas a verdade é que a cada ano que passa esse é um receio que se revela cada vez mais infundado. Os maiores entraves serão sim coisas como o preço, ou a impossibilidade de carregar o carro durante a noite. Se isso não for problema, até mesmo uma ida Porto-Algarve se torna possível (assim veremos) com uma gestão adequada da velocidade; ou com uma pequena paragem para recarga num posto de carregamento rápido.

Daqui por umas horas actualizaremos este artigo com os resultados obtidos e consumos. Até lá, podem seguir a viagem em directo aqui.

Actualização: rescaldo dos resultados aqui.


41 comentários:

  1. então mas... vão a 80/90 KM/H na A1. chamam a isto de velocidades normais? Normal seria pelo menos 120KM/h. Pelo menos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos Telas viste na autoestrada a andar a mais de 100Km/h?
      Até hoje só vi uns 3

      Eliminar
    2. Velocidade normal na autoestrada são 130 km/h reais, média 80 a 90. Se vai o caminho todo a 80-100 então não são condições reais e sim ótimas, o que num gasolina turbo atual dá para uns 700 km, num Diesel uns 1200 km. Se o 3 LR a essas velocidades não consegue 550 km, então em situações reais anda por uns 300 ou menos.

      Eliminar
    3. lol, ok ok, então velocidade normal na autoestrada é acima do LIMITE MÁXIMO legal, tem toda a lógica sim senhor ahahahaha

      Eliminar
    4. Quantas vezes eu gostava de andar a essa velocidade nalgumas partes da A1...

      Eliminar
  2. Muitos carros a combustão não fazem 500km a uma média de 120km/h

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei que carros está habituado a conduzir mas está muito mal habituado. Até a minha carrinha do trabalho faz mais de 500km com um deposito a 130/140kmh

      Eliminar
    2. Faço sempre mais kms por depósito em ae que em cidade. algumas vezes acima da velocidade legal. 800-900km por deposito.

      Eliminar
    3. oportunidade boa para estar calado/quieto :D

      Eliminar
    4. Ricardo o meu ibiza com 20 anos faz 800/1000km

      Eliminar
    5. O meu A4 TDi a 130-140 km/h faz mais de 1000 km (até 2 pessoas, sem malas, ar condicionado ligado) se não houver montanhas ou muito altas inclinações.

      Eliminar
  3. É sempre a abrir, 80/90,80/90,80/90 ehehe e um ainda não chegou a Santarém já vai com 51%. Chamem o musk para quando chegar à marateca dar um empurraozinho extra. #abastecenocanalcaveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tem menos bateria é um model 3 SR. É o mais acessível com 1 único motor, esse é impossível fazer a viagem completa e vai carregar em alcácer do sal.

      Eliminar
  4. desde quando 80 é velocidade normal em ae? num carro que tanto é anunciado como dos mais rápidos dos 0-100km/h. a 80 vai a morrer lentamente...

    ResponderEliminar
  5. A 80km/h com a minha velhinha Sharan de 2510kg, carregada , faço com um depósito 1200-1300km.... Aumentam pelo menos até 120kmh para ter alguma ideia real

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sharan tem 2510 kg de totalmente carregada, não 2510 + peso carregado. Ainda assim nenhum modelo TDi faz 1200-1300 km totalmente carregado, só se a sua tiver um depósito de 120 L em vez dos 66 originais...

      O meu A4 TDi versão rebaixada (sport) con 2 pessoas e sem bagagem atinge em autoestrada a 90-100 uns 1200 km. Quer convencer que uma sharan cheia até quase 2500 kg, com aerodinâmica de um tijolo faz ainda mais? .....

      Eliminar
    2. Ricardo Miguelito eu não pretendo convencer ninguém com carros rebaixados ou com aerodinâmica de um tijolo! O depósito da Sharan tem 70L e não 66, e sim tem razão 2500kg carregada ( a vírgula fiz estragos), e sim fiz 1300km com um depósito! Arraia oil station (Espanha) até Mannheim (Alemanha)! A velocidade,como eu escrevi era de 80-90 e não 90-100km/h, 4 adultos e1 criança com muita bagagem. acredita ou não ,não me faz diferença porque não pretendo vender nada e só um facto que partilhei. Abraço!

      Eliminar
  6. Vi agora e um deles a 110

    ResponderEliminar
  7. A esta velocidade vai a estorvar aos autocarros e camiões 🤦

    ResponderEliminar
  8. Nao entendo honestamente este tipo de comentarios. É compreensível algumas restrições quando se planeia uma viagem assim. 90/100 acho perfeitamente uma velocidade normal. Ate porque a diferenca de 100 para 120 num trajecto de 600km é uma hora. Que normalmente se gasta em paragens para cafe e outras coisas.
    Nos proximos anos dificilmente teremos carros electricos a competir em autonomia com carros de combustao. Agora gostaria era de ver carros de combustao a competir por eficiência com os eléctricos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ter um tesla nao? lol entao onde ja se viu andar a 80-90 na A1 / A2? achas normal? claramente não o é...

      Eliminar
    2. Grande comentário.
      Nao deves ter entendido o propósito do comentário que fiz. Mas é melhor nao alongar mais q conversa.

      For the record... Nao tenho tesla. Volta atras e le o comentário que fiz com alguma atenção.

      Eliminar
    3. João Mortágua, claro que os Tesla's vão chegar ao destino, não se sabe bem e quando! Estes comentários e porque: " um grupo de dez Tesla aventurou-se em mais um teste à autonomia, realizando uma viagem de Porto a Loulé, para ver até que ponto as autonomias anunciadas possibilitam fazer uma viagem de 540 km em condições reais."
      Circular 80-90 ou até mesmo 100 km/h Nas autoestradas não e real, em certos momentos até e perigoso! O meu uso do carro e mais ou menos assim: velocidade em AE 115-130km/h, AC ligado ,rádio ligado e a noite luzes ligadas . Os carros elétricos são bons, mas com sérios condicionantes: Portugal e um país pequeno e não conseguir viajar de uma ponta a outra em tempo razoável e um bocado 🥴🥴🥴!

      Eliminar
    4. João, 100km/h numa autoestrada só é normal se tiveres um charuto....

      Eliminar
  9. Para irem a essa velocidade mais vale ir pela nacional, além de pouparem energia poupam em portagens e não estorvam a ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem mais. Viagens na AE compensam principalmente pela rapidez, leia-se ir a uma velocidade média de 120km/h sempre k possível, pq senão mais vale ir pelas nacionais.

      Eliminar
  10. Ir a 80/ 90 km/h é normal para mim, mas claramente sou uma excepção na auto-estrada, quase toda a gente ultrapassa... por isso virem dizer que é normal, tenho que discordar desses poucos que acham uma velocidade normal.

    A não ser que seja a velocidade normal em veículos eléctricos... coisa que desconhecia.

    ResponderEliminar
  11. Não se preocupem .. eles chegaram todos ao destino!

    ResponderEliminar
  12. Ninguém disse que esta é a velocidade normal para um eléctrico, nem sequer a velocidade a que precisam de ir sempre. Precisam de ir hoje porque se propuseram a fazer 540km sem carregar.
    Se essa não for uma imposição, que nunca é, a velocidade pode muito bem ser 130km/h sem qualquer preocupação, ainda pra mais falando de Teslas, que param em qualquer um dos super chargers que tem pelo caminho uns 15m (algo que todos deviam fazer em qualquer carro só fazer 540km) e já lá chegam sem qualquer constrangimento, a não ser que queiram falar de ir sempre a 180km/h, esse pode ser um constrangimento, mas aí também pergunto qual o carro a combustão que o faz.

    ResponderEliminar
  13. Mas afinal, quais foram as conclusões desta viagem?
    Conseguiram fazer (todos?) a viagem sem recarregar a meio-caminho?
    Quais os consumos e velocidades médias feitas? Quanto tempo demoraram?
    A haver paragem alguem aproveitou para recarregar o carro?

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Parabens aos que fizeram esta viagem de convivio, excelente trabalho, curiosamente tanto o meu Tesla como o meu Mustang chegam a horas, no entanto a viagem foi por zonas onde não existem psotos de carregamento decentes, gostava de ver os génios da lâmpada acima a dizer mal num local sem bombas de gasolina...

    ResponderEliminar
  16. Agora de repente todos os carros a gasolina fazem 1l/100km

    ResponderEliminar
  17. Ibiza 1.9 tdi 110cv com 20 anos, consegue fazer quase 1300kms com 55litros. A 80/90 em autoestrada ainda conseguia fazer melhor mas ficava maluco antes do fim do teste.
    Sem preocupações passa sempre dos 1000kms em misto nacional/variante/AE/cidade.
    A eficiência de alguns carros elétricos chama-se carregamentos Gratuitos. Eu tenho de pagar a eletricidade que consumo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem paga o restante do diesel que gasta? O padre?

      Eliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Ena tanta gente apressada no fim de semana, os rapazes até vão atrapalhar os camiões que circulam na A1 ao sábado. Lol

    ResponderEliminar
  20. O que aprendi com estes comentários: 1 - A velocidade mínima nas nossas autoestradas é de 120km/h, e tudo o que for menos que isto são empatas; 2 - A velocidade máxima é acima dos 180Km/h; 3 - Toda a gente quer ao destino o mais rápido possível tenha os custos que tiver; 4 - 99,9% dos condutores portugueses fazem uma média de 500 km por dia; 5 - Os vendedores de carros andam a ameaçar toda a gente para comprar veículo elétrico. Eu já sabia que não se deve falar de futebol e política porque dá sempre confusão e os interlocutores acabam sempre por perder a razão e usar de todos os argumentos para convencer a outra parte, mas agora descobri que o tema dos V.E. está na mesma categoria.

    ResponderEliminar