2020/08/01

YouTube vai encerrar legendagem de voluntários


Os canais no YouTube que dependessem da ajuda dos seus seguidores para criarem as legendas em múltiplas línguas receberam a infeliz notícia de que essa funcionalidade será removida no final de Setembro.

Embora o YouTube nunca tenha feito muita promoção a isso, há muito que os criadores podiam aceitar legendas feitas por voluntários, o que se revelava uma forma bastante útil para os canais com uma comunidade de visitantes regulares, e que assim podiam contribuir com legendas feitas para as mais diversas línguas, facilitando o acesso aos conteúdos por parte de todos os que não compreendessem a língua original. Mas, infelizmente, e na linha de muitos outros serviços da Google, é mais uma coisa que vai ser encerrada.



O YouTube / Google diz que a funcionalidade tinha pouca utilização e que era também passível de ser usada para abusos - de pessoas que criassem legendas falsas ou insultuosas - o que já tinha obrigado a que as legendas tivessem que ser aprovadas individualmente pelo responsável do canal.

Só que essa desculpa vai fazer com que milhares de pessoas (poucas para a escala do YouTube) deixem de ter acesso a essa ferramenta, e com isso percam parte da sua audiência que deixará de os poder seguir por não terem legendas para os entender. Por vezes há coisas que não podem ser justificadas por serem "para poucos"; de outra forma não seria preciso rampas de acesso nos passeios, já que temos "poucas" pessoas em cadeiras de rodas; e para empresas que tanto apregoam a diversidade torna-se mais mais complicado compreender estas atitudes.

Enfim... mais um lembrete de que aquilo que a Google dá num dia, pode tirar noutro (como se já não bastasse o risco de se tratado como criminoso caso se publique um vídeo onde por breves instantes se ouça uma qualquer música que estava a passar numa rádio ou televisão na sala ao lado).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)