2020/09/24

Apple vai estrear ecrã mini-LED no iPad Pro


Segundo Ming-Chi Kuo, a Apple irá finalmente estrear o uso de ecrãs mini-LED ainda este ano, começando pelo iPad Pro; e no próximo ano expandindo estes ecrãs aos Macs.

Há vários anos que se ouvem rumores quanto ao interesse da Apple nos mini-LEDs, e agora parece que estamos prestes a ver os resultados desse interesse com a sua utilização nos iPad Pro. Estes ecrãs mini-LED (não confundir com os micro-LED) substituem a tradicional iluminação backlight dos LCDs por uma grelha de centenas / milhares de LEDs, dando-lhes a capacidade de ajustarem a intensidade de iluminação separadamente para cada secção da imagem (local dimming) obtendo níveis de contraste que rivalizam com os OLEDs, embora de forma mais grosseira.

Embora fosse mais simples recorrer aos ecrãs OLED, a opção pelos mini-LED não deixará de ser vantajosa para ecrãs de maiores dimensões, ou que tradicionalmente sejam usados como monitores com conteúdos potencialmente estáticos durante longos períodos. Kuo diz que a Apple irá estrear esta tecnologia mini-LED num iPad Pro de 12.9", que rapidamente deverá ser alargada a outros ecrãs em 2021, como MacBooks e iMacs.

Esperemos que a sua chegada ajude a acelerar o processo de transição do resto do mercado, para que os LCDs passem a contar todos com backlight mini-LED e local dimming, e assim dar-lhes capacidade HDR à altura do que se espera.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)