Há um fenómeno curioso a decorrer no Spotify, onde artistas adoptam nomes que lhes dêem vantagem nos resultados das pesquisas.
Um pouco ao estilo do que acontece na web, com todos os sites a esforçarem-se ao máximo para ficarem bem posicionados nos resultados das pesquisas no Google, também no Spotify esse comportamento parece estar a decorrer a toda a velocidade. Pensem em qualquer coisa que desejem pesquisas, e é praticamente garantido que haverá um "artista" com um nome a condizer, e outros até em que poderiam nem sequer pensar:
- Relaxing Music Therapy
- Pro Sound Effects Library
- On Hold Music
- Yoga
- Jazz Music Therapy for Cats
... e para que não restem dúvidas... - Natural White Noise Best Nature Sounds for Sleeping, Stress Relief, Relaxation, Sound Therapy.
Tudo vale para tentar ficar no topo dos resultados das pesquisas, e para além de descrições do que as pessoas poderão procurar, há também quem recorre a partes das letras de músicas populares, ou nomes parecidos com o de artistas famosos ou bandas consagradas. Há ainda os que inundam os seus álbuns com as mesmas músicas, centenas de vezes, com pequenas variações de nomes e descrições. ligeiramente diferentes
Tal como aconteceu com os motores de pesquisa, que tiveram que evoluir para combater este tipo de tácticas, é de imaginar que também o Spotify terá que fazer alguma coisa quanto a este tipo de comportamento abusivo. É que, mesmo tendo em conta a necessária liberdade criativa para os nomes artísticos, há que reconhecer que "Natural White Noise Best Nature Sounds for Sleeping, Stress Relief, Relaxation, Sound Therapy" vai para além de tudo o que se poderá considerar aceitável. ;P
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)