2020/09/01

Cartel Mexicano converte drones em bombas voadoras


Um cartel Mexicano está a dar uso aos drones para fins bem mais violentos, transformando-os em bombas voadoras com as quais pretenderá assassinar os seus alvos.

Enquanto por cá podemos dar-nos ao luxo de ver séries como Narcos como sendo "entretenimento", no México esse cenário é ainda, infelizmente, bem real. O cartel de Jalisco Nueva Generación (CJNG) tem apostado fortemente na sua capacidade bélica, ao ponto de contar com um verdadeiro exército privado, com veículos blindados e soldados fortemente armados; e agora parece também apostar na transformação de drones comuns em armas.


Foram encontradas dezenas de drones a que tinham sido presos explosivos, sendo claro as suas intenções. Um drone pode chegar a locais que de outra forma seriam inacessíveis, e abrem toda uma nova frente de batalha para a qual as autoridades terão que encontrar forma de combater.

Dito isto, não se pense que um drone passa a ser a arma perfeita. Bastará relembrar que os drones continuam a ser bastante barulhentos e poderão ser facilmente ouvidos; e que continua a ser muito mais preocupante que estes grupos possam ter dezenas de veículos blindados e centenas ou milhares de "soldados" sob seu controlo. Para além de que estamos também a falar de grupos de pessoas para as quais seria completamente irrelevante toda e qualquer legislação mais restritiva que pudesse ser aplicada aos drones - e que acabaria por penalizar apenas os utilizadores legítimos, que não têm quaisquer intenções de os usar como bombas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)