2020/09/28

Google Maps vai ganhar interface para automóveis


Depois de muitos anos a baralhar os utilizadores com a necessidade de recorrer ao Android Auto, a Google vai simplificar a vida aos condutores adicionando um interface idêntico directamente no Google Maps.

Quem utiliza o Google Maps para navegação estará quase garantidamente a conduzir, no entanto a Google pouco ou nada fez ao longo dos anos para facilitar essa utilização, dedicando esse esforço ao modo Android Auto que, para muitas pessoas, continuará a ser completamente desconhecido. Mas isso estará prestes a mudar, pois a Google está a testar um novo interface para o Google Maps para utilização durante a navegação.

Na prática o novo interface é idêntico ao que era apresentado no Android Auto, apresentando controlos do media player de grandes dimensões na parte inferior do ecrã, e também o acesso rápido aos comandos de voz e a um home screen especial.


Esse home screen consiste no acesso às funções e apps com botões de tamanho generoso, incluindo chamadas telefónicas, mensagens, Spotify, etc. e também apresentando um botão de regresso aos mapas, independentemente do local onde se estiver.

Espero que pelo menos na secção das mensagens este acesso seja acompanhado pela indicação de que será melhor dar uso aos comandos de voz para ler mensagens recebidas e ditar mensagens, já que muito bem sabemos que não se deverá tirar os olhos da estrada enquanto se conduz - e os comandos de voz são particularmente interessantes para este cenário de utilização.

Por agora este novo interface ainda não esta disponível para todos os utilizadores, mas resta esperar que o feedback seja positivo para que possa ser aplicado de forma global.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)