2020/09/25

LipSync da Google quer treinar AI com um pouco de karaoke


A Google quer treinar a sua AI de forma a melhor perceber o que as pessoas dizem, e para isso pede que todos cantem um pouco de karaoke para que o seu rosto seja analisado, com este LipSync.

Este LipSync by YouTube faz parte das experiências que a Google vai lançando no Chrome, e que neste caso em concreto se dedica a treinar sistemas de A.I. no reconhecimento do movimento dos lábios enquanto falam ou cantam.

A tarefa não é demasiado árdua, sendo na verdade bastante curta. É pedido que os utilizadores acompanhem um trecho da música "Dance Monkey" dos Tones and I, e deverão ir mentalizados para que nem sequer conseguirão demonstrar adequadamente as vossas capacidades vocais. Talvez no futuro a experiência possa ser expandida e transformada num verdadeiro jogo de karaoke, em que a A.I. da Google nos dirá se temos potencial para ser um verdadeiro artista ou se nos reencaminhará para um professor de canto digital.



Por outro lado, não se pode dizer que a relação da Google com os seus utilizadores esteja nos melhores termos; e não nos podemos esquecer do que aconteceu a bordo da Discovery One em 2001: Odisseia no Espaço, por se ter dado ao HAL a capacidade de ler os lábios da tripulação. ;)

2 comentários:

  1. Que coincidência ainda hoje vi um video sobre o mesmo assunto.
    Aos interessados >>> Can an AI Learn Lip Reading? by Two Minute Papers
    https://www.youtube.com/watch?v=wg3upHE8qJw

    ResponderEliminar