2020/09/10

Nova YubiKey combina USB-C e NFC


Depois de todas as variantes já disponíveis, a Yubico lança finalmente uma YubiKey que combina dois elementos que estavam em falta até ao momento: uma YubiKey 5 com ficha USB-C e também com NFC.

Não havia falta de variedade na escolha de chaves de segurança YubiKey, que existam em versões com USB-C, USB-A + NFC, USB-C, USB-C, e USB-C + Lightning. A questão é que quem quisesse ter acesso ao NFC e à conveniência da mais moderna porta USB-C (nem que seja pelo aspecto de a podermos encaixar sempre à primeira sem o habitual ritual "tenta encaixar, vira, tenta novamente, volta a virar") não o podia fazer.

Mas agora pode, a nova YubiKey 5C NFC combina USB-C e NFC, e está disponível por $55, devendo chegar brevemente à Amazon Espanha.

A Yubico diz que esta nova chave pode ser usada com iOS, Android, Windows, macOS e Linux, pelo que se torna numa medida de segurança transversal a todos os sistemas e plataformas; e que permite seguir as normas de segurança recomendas pelos especialistas - aqueles que há anos têm desaconselhado e alertado para os riscos dos sistemas 2FA que se baseiam nos SMS.

3 comentários:

  1. Carlos, uma questão.

    Estas chaves podem ser usadas, além da sua função principal, como Key, como Tagger de Mifare por exemplo?

    Um exemplo rápido seria utilizar a mesma para a autenticação nas máquinas windows da empresa e ao mesmo tempo utilizar como "cartão de acesso" nos leitores Mifare Classic.

    Caso esta não dê, sabes de alguma solução destas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dispositivos NFC "compatíveis" RFID, mas não sei se aqui será o caso...

      Eliminar
  2. É compatível com portas USB tradicionais?

    ResponderEliminar