2020/09/21

OnePlus Nord está a fazer reset de fábrica espontâneos


Possuidores do OnePlus Nord estão a reportar um estranho bug, que faz com que os seus smartphones façam reposição dos dados de fábrica de forma espontânea, apagando todos os seus dados.


Seria extremamente frustrante tirar o smartphone do bolso e reparar que ele tinha feito reboot e estava a pedir o código PIN do arranque e/ou do cartão SIM. Mas ainda pior que isso será tirá-lo do bolso e repararmos que ele está no ecrã inicial de configuração do dispositivo, tal como se tivesse acabado de ser tirado da caixa.

Ainda não há qualquer explicação oficial para o sucedido, mas os relatos referem que os sintomas são o de se sentir o smartphone a ficar mais quente que o habitual nos bolsos, e que quando pegam neles, estão a fazer, ou já fizeram, o processo de reset de fábrica que elimina todos os dados e o deixa no seu estado original.

Apesar de ser relativamente simples recuperar o estado a partir de backups (e mais uma vez, relembra a importância de ter backups); isso não servirá de desculpa, nem tão pouco aliviará a frustração dos utilizadores. E com a OnePlus a querer alargar-se para ainda mais modelos a curto prazo, começa a ser posta em causa a sua capacidade de manter o nível de qualidade desejável do OygenOS para toda a gama.

7 comentários:

  1. É caso para dizer que estão a perder o Norte... ;)

    ResponderEliminar
  2. Um problema grave a juntar a outro menos grave, mas um pouco vergonhoso: OnePlus 5 e 5T com o update para Android 10 interrompido e com updates de segurança parados há meses por causa de um "serious bug related to the communication module"
    https://forums.oneplus.com/threads/notice-regarding-the-oneplus-5-5t-update-delay.1304655/

    Enquanto isso já há 2 custom ROMs com Android 11.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso explica muito o porquê de tantas chatices que tenho vindo a passar com o meu... :(
      Obrigado.

      Eliminar
  3. O meu OnePlus 5 está com Android 10, update 68 de 2020-06-01 e não noto bugs para além do EIS dos videos ter deixado de funcionar.
    Há uns meses tinham um bug terrível em que desligar a chamada tinha um atraso e criar um bocado de stress, com a dúvida de se a chamada ainda estaria a decorrer.

    Neste momento, aguenta mais de 24h com cerca de 3h SoT com a utilização típica que lhe dou, por isso estou bem contente.
    Em relação à marca, com a oferta mais recente de novos telemóveis e com estes problemas todos com o Software, já não sei se será a escolha para o próximo tlm (que por este andar também ainda não deverá ser este ano).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A versão do meu indica ser A5000_23_200601
      (Kernel 4.4.205-perf+ Mon Jun 1 22:05:26 CST 2020)

      Eliminar
    2. Então deverá ser a mesma versão que o meu (também de 200601, o update 68 fui buscar ao nome do ficheiro da última OTA). Mas tens tido muitas chatices com o teu?

      Eliminar
    3. Duas situações bastante curiosas, mas chatas ao mesmo tempo sempre que o ecrã se encontra bloqueado:
      1) No relógio, o alarme (contador regressivo) leva entre 3 a 5 segundos para aparecer no ecrã. (uso muitas vezes o alarme para me lembrar de desligar uma torneira de rega, e tem sido um desatino sempre que quero colocar mais um minuto (vulgo "snooze") e tenho que andar às turras com o aparelho só para desbloquear o ecrã.

      2) Atender chamadas... Quando tenho o telemóvel no bolso vejo-me a braços com o mesmo tipo de situação. É um desatino, ter o telemóvel a tocar, retirar do bolso e verificar que não consigo atender a chamada... Há que desbloquear o ecrã (com algumas falhas da impressão digital pelo meio), o que não deveria ocorrer.

      Quando o telefone toca, a interface deveria mostrar logo as opções "atender" e "rejeitar" sem ter que andar a desbloquear o ecrã.

      (Tenho também andado um pouco com a sensação de que a bateria drena ligeiramente mais depressa... Verifiquei isso logo após a atualização para a v.10 embora ultimamente me pareça estar muito melhor, pelo que concluo que possa ser algo que tenha ocorrido devido a alguns processos e tarefas em segundo plano mais exigentes que levavam a que a bateria fosse mais solicitada.)

      Eliminar