2020/09/08

Primeiro smartphone HarmonyOS da Huawei chega em 2021


Com o acesso às apps e serviços da Google bloqueados, a Huawei tenta arranjar alternativas, e o seu primeiro smartphone com o seu sistema HarmonyOS poderá chegar ao mercado já em 2021.

A Huawei tem investido imenso no desenvolvimento do seu próprio sistema operativo, que lhe garanta maior imunidade contra bloqueios de acesso à tecnologia norte-americana. No entanto, desde logo, a Huawei também se apressou a dizer que o HarmonyOS começou por ser um sistema operativo destinado a dispositivos IoT, e que embora fosse suficientemente versátil para poder ser aplicado a muitos outros equipamentos, incluindo smartphones, isso era algo que ainda iria demorar bastante tempo.

Pois bem, parece que já passou tempo suficiente para isso, e é esperado que a Huawei mostre o HarmonyOS 2.0 na Huawei Developer Conference que decorre já no dia 10 de Setembro - e que também anuncie que os primeiros smartphones e tablets com HarmonyOS cheguem já no próximo ano.

Não será fácil para a Huawei tentar impor-se num segmento dominado pelo Android e iOS (que o diga a MS, que muitos biliões investiu para tentar assegurar a sobrevivência dos Windows Phone - sem sucesso); mas veremos que trunfos poderá guardar na manga. Um dos mais críticos será assegurar que as apps Android da Huawei Store também correm neste HarmonyOS.

2 comentários:

  1. Não está fácil para a Huawei... já alguém viu o anúncio que anda a passar na TV publicitando a Huawei App Gallery? A ver se conseguem convencer a malta que a falta das GApps não é problemática... a Huawei vai ter de suar muito para fazer sair um OS que nos faça esquecer a habituação e dependência do ecosistema da Google... a bem da concorrência até gostava que conseguissem sacar um coelho da cartola e surpreender-nos, mas duvido.

    ResponderEliminar
  2. Não vai ser tarefa fácil, mas a Huawei e um gigante tecnológico com capacidades de nos surpreender e se tiver sucesso acaba com o monopólio da Android e IOS

    ResponderEliminar