2020/09/17

YouTube Shorts copia o TikTok


Aproveitando o facto do TikTok estar banido na Índia, o YouTube lança por lá o novo YouTube Shorts dedicado a vídeos com duração máxima de 15 segundos.

Estamos habituados a ver o Facebook "inspirar-se" no Snapchat e replicar praticamente todas as funcionalidades que o serviço lançava, mas parece que a Google / YouTube não estão imunes a essa prática. E este YouTube Shorts é um exemplo disso.

O YouTube Shorts aposta nos vídeos de curta duração, até 15 segundos, facilitando a captura e edição rápida de vídeos directamente a partir do smartphone, incluindo a possibilidade de adicionar músicas e efeitos.


Não será coincidência que o YouTube lance esta variante na Índia, onde centenas de apps chinesas tem sido proibidas e bloqueadas - incluindo o TikTok - deixando este mega mercado com mais 1.3 mil milhões de pessoas em busca de alternativas.

Talvez seja uma preparação para o potencial bloqueio do TikTok nos EUA, que assim poderia servir como rampa de lançamento do YouTube Shorts no território... mas bem sabemos que o historial da Google no que diz respeito a manter serviços não dá propriamente confiança de que este Shorts tenha longevidade assegurada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)