2020/10/24

A duração dos "dias" nos planetas do sistema solar

Todos conhecem a duração de cada dia na Terra, mas é igualmente fascinante espreitar a duração de cada dia nos nossos planetas vizinhos.

A Terra gira sobre si própria uma vez a cada 23h56m mas, como se poderá imaginar, outros planetas giram a velocidades, e também em ângulos diferentes em relação ao seu plano orbital. Diferenças que são visualizadas na imagem que se segue criada por James O'Donoghue (@PhysicsJ)

Há planetas que têm dias com duração idêntica à da Terra, como é o caso de Marte com os seus dias de 24h36m; e temos outros com dias na casa das 16h e 17h como é o caso de Neptuno e Úrano. Temos ainda outros mais acelerados, como Saturno e Júpiter, que apesar das suas dimensões o fazem em 10h33m e 9h55m; e no extremo oposto, temos também planetas vagarosos, com Mercúrio a demorar 58 dias a dar uma volta, e Vénus a demorar 243 dias - o que faz com que um dia em Vénus seja mais longo que um ano (225 dias).

A isto junta-se a curiosidade da inclinação do eixo de rotação, com planetas como Úrano e Plutão a girarem de lado, e Vénus a voltar a destacar-se, por rodar no sentido contrário ao dos restantes planetas do sistema solar.

11 comentários:

  1. Alguma coisa terá que ter acontecido com Venus para ter uma rotação tão bizarra e um 'dia' mais longo que o próprio ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho mais curioso ainda que a nossa Lua tenha a sua rotação e órbita sincronizada de tal forma que mostra sempre a mesma face para a Terra; e que tenha um tamanho e esteja à distância "certinha" para nos proporcionar os espectaculares eclipses. :)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. Sem dúvida! Talvez um grande impacto com um planetóide.

      Eliminar
  2. Estranho e que eu tô vendo isso quase 2021 mas gostei

    ResponderEliminar
  3. Também porque os cientistas não falaram logo que o dia n e 24 horas 0 minutos nãos era pra mentir trocou essa 23 horas e 56 minutos e trocou por 24 horas e 0 minutos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso existe o ano bissexto a cada 4 anos, para compensar essa diferença de minutos. O dia 29 de Fevereiro.

      Eliminar
  4. Quando dei com este post, já Venus estava no dia seguinte :P
    Estava a pensar qual q influencia da força centrifuga num corpo à superfície destes planetas.. Por ex. Jupiter tem uma massa muito grande (força gravítica) que faria que alguém seja muito pesado, mas tendo em conta o diâmetro e velocidade de rotação deve reduzir um pouco o peso, que percentagem de redução será esta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por ser um planeta gasoso,isso faria pouca diferença...

      Eliminar
  5. o angulo que os planetas fazem essa rotação interfere na vida do ser humano? por exemplo se tivesse humanos vivendo la, como seria?

    ResponderEliminar