2020/10/01

Condensadores da RTX 3080 geram polémica


A nova Nvidia RTX 3080 está a dar que falar, mas não pelos motivos que a Nvidia desejaria. Tem havido relatos de crashes e instabilidade das placas, e suspeita-se que o problema possa estar relacionado com os condensadores utilizados.

Muitos utilizadores têm enfrentado problemas com as suas RTX 3080, e aparentemente isso tem a ver com as dificuldades de garantir um funcionamento estável nas velocidades mais elevadas. Um problema que alguns fabricantes parecem já ter confirmado que estaria relacionado com os condensadores recomendados pela Nvidia - embora a Nvidia diga que não é esse o problema, e tendo disponibilizado um driver actualizado que parece ter resolvido a questão dos crashes, mas à custa de uma ligeira redução da velocidade máxima de funcionamento, apenas umas dezenas de MHz mas que parecem ser o suficiente para evitar problemas.


Considerando que o cliente alvo de placas gráficas desta gama é, normalmente, aquela pessoa que gosta de espremer ao máximo o seu hardware, não sei até que ponto esta "solução" da Nvidia será satisfatória.

Por outro lado, também parece ficar garantido que irá ser bastante mais complicado esperar nível de overclock estáveis nesta geração de placas; a não ser entre os fabricantes que tenham feito o trabalho de casa adicional para garantir a estabilidade de funcionamento a estas velocidades, alterando os condensadores recomendados pela Nvidia.

2 comentários:

  1. Acho que já resolveram o problema com drivers, e que as notícias sobre isso não passaram de clickbait

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poderia estar mais errado. Versões "overclock" funcionam com o pressuposto de serem ligeiramente melhores que o base.
      Com esses drivers, fica tudo igual ao base e nem podes puxar mais pela gráfica (coisa que facilmente, daria para fazer)

      Eliminar