2020/10/13

Google lança termóstato Nest mais económico com Soli

A Google apresentou um novo termóstato Nest, que troca o controlo rotativo por um faixa sensível ao toque e sensor Soli.

A Nest ganhou fama com os seus termóstatos inteligentes e adaptativos, que prometem reduzir os custos com a climatização, e agora passa a contar com um novo modelo mais económico. Este novo Nest de $129 dispensa o tradicional aro rotativo com o qual se interagia com o sistema, passando agora a fazê-lo por intermédio de uma faixa sensível ao toque na lateral, capaz de detectar os gestos de deslizar para cima e para baixo, e os toques para seleccionar as opções.

A simplificação mecânica terá seguramente contribuído para a redução do preço de fabrico, mas por outro lado este novo termóstato inclui também a tecnologia Soli de mini-radar desenvolvida pela Google. Infelizmente, as suas capacidades voltam a ser amplamente menosprezadas, por agora limitando-se a servir para detectar quando uma pessoa está à sua frente, para activar o ecrã - que neste modelo ficar escondido por trás de um tampa espelhada.

Parece que a Google não quis arriscar que alguns gestos mal interpretados feitos acidentalmente nas imediações deste Nest pudessem alterar as configurações de temperatura e resultar numa casa a escaldar ou a congelar, eliminando as supostas poupanças energéticas que deveria proporcionar.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]