2020/10/15

Para que vai servir o LIDAR dos iPhone 12 Pro?

A Apple seguiu a fórmula do mais recente iPad Pro e aplicou um LIDAR nos iPhone 12 Pro, mas fica a pergunta sobre o que irá fazer com isso.

Os iPhone 12 deste ano arriscam-se a ser acusados de trazer tecnologia que ninguém vai poder utilizar durante uns tempos. O 5G será para esquecer em Portugal, e fica a pergunta: para que vai servir o LIDAR. Pois bem, parece que não faltam interessados em dar-lhe uso, com o Snapchat a demonstrar filtros em realidade aumentada com efeitos muito mais realistas em que os elementos virtuais podem ficar tapados por pessoas e objectos.

Além disso, mesmo que não tenham um efeito visível tão espectacular, o LIDAR é também usado enquanto se tiram fotos ou grava vídeo, servindo para fazer o auto-focus mesmo em ambientes de baixa luminosidade, e captar informação de profundidade que poderá ser utilizada para pós-processamento.

Não deixará também de ser curiosos que, com o ARKit, a Apple tenha "matado" o Project Tango da Google que usava LIDARs / ToF para realidade aumentada, demonstrando que o conseguia fazer apenas com as câmaras normais; e agora, seja a Apple a avançar para o uso dos LIDARs para ir além daquilo que seria possível fazer apenas com as câmaras convencionais.

1 comentário:

  1. Esse último parágrafo resume tão bem a Google.

    Fazem tudo e pensam em tudo primeiro... Mas dps não conseguem manter ou melhorar as ideias. É uma confusão que não se entende.
    Começa a ser ridículo.

    ResponderEliminar