O popular site XDA fez uma parceria com a F(x)tec para criar um smartphone para aqueles que preferem a liberdade de escolher o sistema operativo móvel que utilizam, o Pro1-X.
Não esperem grandes revoluções, o Pro1-X é baseado no Pro1 da F(x)tec, mantendo o (agora) pouco habitual teclado físico deslizante, mas alterado para poder vir com até 8GB de RAM e 256GB. A grande aposta é a nível do software, com o dispositivo a vir com LineageOS e a estar preparado para poder correr também Ubuntu Touch, e suportando também a ligação a monitores externos para proporcionar uma experiência "desktop" para quem assim o desejar.
De resto, as características de hardware por si só não irão impressionar ninguém: temos um ecrã AMOLED de 5.99", 8GB de RAM, 256GB, câmara traseira de 12MP+5MP, câmara frontal de 8MP, teclado físico deslizante, e bateria de 3200mAh. O CPU é o ponto que provavelmente mais fará notar a sua idade, pois trata-se de um Snapdragon 835 de 2016. Não que não seja ainda capaz de realizar a maioria das tarefas sem grandes constrangimentos, mas sendo o pormenor que poderá travar alguns interessados.
Se não for esse o caso, o XDA Pro1-X está disponível via Indiegogo, com um preço especial de 542 euros se forem rápidos. As entregas estão prometidas para Março de 2021.
Finalmente uma (re)lufada de ar fresco ao monopólio Android/iOS.
ResponderEliminarEspero que (seja desta) o Ubuntu singre.