2020/11/28

Apple prepara Touch Bar com Force Touch

A Apple abandonou a detecção da pressão do toque nos iPhones e no Apple Watch, mas parece estar a considerar aplicá-la ao Touch Bar dos MacBook Pro.

Uma patente da Apple revela que está a considerar um ecrã Touch Bar com Force Touch, o que lhe daria a capacidade de reconhecer a pressão dos toques e assim facilitar a diferenciação entre toques acidentais e intencionais, e também multiplicar o tipo de utilização que lhe poderá ser dado.

A Apple começou por estrear o Force Touch no Apple Watch, que posteriormente foi aplicado ao trackpad dos MacBooks em 2015, e posteriormente deu origem ao 3D Touch estreado nos iPhones 6S e que durou até ao iPhone X. A funcionalidade de usar a pressão no ecrã foi algo que parecia uma excelente ideia "no papel", mas cuja aplicação prática se revelou um desastre. A maioria dos utilizadores desconhecia por completo as capacidades dos toque com vários níveis de pressão, e muitas vezes isso apenas servia para os confundir, ao serem confrontados com comportamentos diferentes consoante os toques feitos.

Talvez no Touch Bar a coisa até faça sentido, mas por agora há que aguardar para ver se é mesmo uma ideia que a Apple quer lançar no mercado, ou se é apenas mais uma das muitas patentes registadas apenas com o intuito de servir como protecção contra patentes de outras empresas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)