2020/11/06

Apple quer etiqueta de privacidade para as apps

A partir de Dezembro, as apps terão que incluir informação clara sobre todos os dados que recolhem sobre os utilizadores.

A Apple quer criar para as apps um equivalente para a privacidade ao que já temos a nível de etiquetas quanto à composição dos alimentos. Em vez de se ter que andar a investigar minuciosamente um documento de "termos e condições" com dezenas de páginas, cuidadosamente elaborado para baralhar os utilizadores e esconder os dados que recolhe, o objectivo é apresentar essa informação de forma clara e facilmente identificável.

Assim, tal como é fácil ver que tamanho ocupa uma app, será também imediatamente visível que tipos de dados a app recolhe e que tipo de tracking faz dos utilizadores.

Há no entanto várias excepções, e todo o sistema fica dependente dos developers preencherem correctamente estes dados. Nada impede uma app mal-intencionada de querer fazer o tracking usando todos os métodos que puder utilizar, e indicar na "etiqueta" que não recolhe dados nenhums. Pelo que a mesma relação de confiança / desconfiança quanto às apps se deve manter - embora possa ser facilmente denunciada, assim que se abrir uma app e ela pedir acesso à localização / contactos / fotos / câmara / etc. sem que houvesse indicação de que iria aceder a esses dados.

Tudo o que ajude os utilizadores a ficarem melhor informados sobre o que as apps poderão fazer longe do seu olhar é sempre bem vindo. E neste caso, ajudará a trazer para a luz do dia informação que estaria enterrada algures nos temos e condições que praticamente toda a gente se limita a ignorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)