2020/11/05

Investigadores descobrem o que se escreve através dos movimentos em video-conferências

Parecendo saído de um filme de ficção científica, investigadores conseguiram detectar o que pessoas escreviam apenas pelos movimentos captados durante uma video-conferência.

Da próxima vez que estiverem numa video-conferência, tenham cuidado com aquilo que vão escrevendo em mensagens privadas com outros participantes. Investigadores criaram um sistema que, através da análise dos subtis movimentos dos ombros, foi capaz de inferir aquilo que estavam a escrever.

O sistema foi capaz de detectar correctamente 75% das palavras, mas apenas quando usando um sistema com uma webcam, cadeira e teclado específico. Quando aplicado a sistemas mais variados, os resultados foram bastante piores, mas ainda assim detectando 66% dos sites visitados, 21% de palavras inglesas escritas, e 18% das passwords introduzidas.

A roupa e cabelo também tem grande influência na detecção, sendo que tudo que interfira com a detecção dos movimentos dos ombros irá prejudicar os resultados.

A mim já me parece suficientemente assustador que através da webcamse consiga descobrir 20% daquilo que se está a escrever... e ainda bem que não chegamos ao ponto de ter câmaras com tal resolução que permitiriam fazer os populares "zoom+enhance" que revelariam o que se está a escrever usando o reflexo nos olhos ou óculos! :)

3 comentários:

  1. Um pouco fora do tópico do assunto, mas vai por aqui. Sou só eu, que agora quando vê videos da sic noticias/expresso e "sai" do mesmo para ir ver outra coisa, enquanto escuta o mesmo, o mesmo para!!??

    ResponderEliminar