2020/11/11

OnePlus "mata" os Nord com actualizações limitadas

A OnePlus dá uma rude machadada na confiança dos fãs, anunciando que os modelos Nord terão apenas uma actualização de sistema.

Depois de ter habituado os seus fãs e clientes a contarem com um longo período de suporte, tendo até disponibilizado o Android 10 para os velhinhos OnePlus 5, a OnePlus destrói toda essa confiança de um momento para o outro, ao revelar que o sua nova gama económica Nord irá contar apenas com uma única actualização de sistema Android.

Ou seja, o Nord N10 e N100, lançados há menos de um mês com Android 10, apenas terão direito a receber o Android 11 deste mesmo ano, e já não poderão contar com o Android 12 do próximo ano, como à partida seria esperado de um fabricantes que oferecesse os 18 meses de actualizações.

Com isto os Nord passam de modelos interessantes a modelos a evitar, criando uma divisão no catálogo de ofertas da OnePlus - isto assumindo que esta nova posição não irá afectar de política de actualizações também para os modelos OnePlus "oficiais".

Na altura da expansão para os Nord referimos o receio de como a expansão para mais modelos poderia afectar negativamente a política de actualizações; e infelizmente esses receios vieram a comprovar-se. Esta é uma péssima decisão da marca, que põe em causa a confiança conquistada ao longo de anos; e não deixa de fazer suspeitar se a recente saída de um dos co-fundadores da marcar não estará relacionada com este tipo de decisões.

7 comentários:

  1. Esta politica de atualização é apenas para os Oneplus Nord N10 e N100 ou também para o Oneplus NORD!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A notícia "original" parece ter vindo da AndroidCentral (https://www.androidcentral.com/oneplus-nord-n10-5g-n100-single-update-android-11) e fala apenas no N10 5G e N100.

      Eliminar
  2. Wtf... Acabei de recomendar esta gama a um amigo. Vou voltar atrás com a minha palavra

    ResponderEliminar
  3. Sou um satisfeito dono de um OnePlus 5, com mais de 3 anos, que levou hoje com o update para Android 10 (bom apesar de ja ter saído o 11).

    Apesar desta notícia não ser surpreendente (estamos a falar de telemóveis de 200€/250€) porque é o que telemóveis dessa gama de preços oferecem, é lamentável que a OnePlus entre por esse caminho.

    Lançam 3 telemóvel de topo por ano, que infelizmente deixaram de ser flagship killers para flagship wannabes, e agora aventuram-se na gama dos telemóveis baratos (terreno cheio de concorrência) novamente com uma oferta marada: 3 modelos e já se fala num quarto "Nord SE".

    Com Pixeis sem hardware de topo e a Oneplus "alcoolizada", os aficionados de Android deixam de ter opções de referência. :(

    ResponderEliminar
  4. E é por isto que se compra nokia

    https://www.counterpointresearch.com/nokia-leads-global-rankings-updating-smartphone-software-security/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Convém atualizares-te sobre a oferta Nokia porque esse artigo tem dados do 2º trimestre de 2019.
      Que eu saiba a Nokia ainda não tem nenhum telemóvel com Android 11 e no último ano só tem lançado telemóveis de gama média/baixa.
      Segundo este artigo, os Samsungs e Sonys estão à frente em termos de atraso nos updates de segurança:
      https://www.androidpolice.com/2020/11/10/android-phone-security-update-tracker/

      Eliminar
    2. Essa página só faz track por telemóvel.
      Quanto aos nokia e android 11: tudo bem, continuam todos com os updates de segurança e mais tarde ou mais cedo chega, que é o que importa: um flow contínuo de updates

      Eliminar