2020/11/13

Photopea - um photoshop gratuito no browser

Quem tiver necessidade de editar fotos ou imagens sem instalar nada, vai ficar surpreendido com as capacidades do Photopea que corre no browser.

Há muito que existem programas de edição que correm no browser, mas quase todos eles estão vocacionados para o tratamento de fotos e deixam a desejar na capacidade de edição de imagem mais generalista, ao estilo do que se pode encontrar num programa como o Photoshop. Tradicionalmente era fã do Sumopaint, que fui utilizando ao longo de mais de uma década, desde os tempos em que era um programa em Flash; mas nos últimos anos a versão gratuita (agora já sem Flash) foi ficando cada vez mais limitada; e quando isso acontece, nada como encontrar uma alternativa mais adequada - e aqui está ela.

O Photopea é um verdadeiro "Photoshop" metido num browser, e inteiramente gratuito. Este editor de imagens na web suporta todo o tipo de imagens, incluindo PSD (Photoshop), XCF (GIMP), Sketch, XD (Adobe), CDR (CorelDRAW), e todos os formatos mais habituais (incluindo formatos RAW como DNG e NEF), e até formatos vectoriais como SVG, ou ainda EPS e PDF, e também formatos animados.

Ainda por cima, trata-se de um projecto open-source, que qualquer um pode utilizar ou melhorar.

Embora seja de uso gratuito, este editor disponibiliza também uma modalidades Premium, que remove a publicidade e aumenta o número de passos guardados no histórico de 30 para 60. No entanto, a nível de funcionalidades não há qualquer limitação ou restrição na versão gratuita.

Definitivamente uma ferramenta a adicionar à lista de favoritos no browser e manter sempre à mão (por aqui já tem uma tab dedicada com ele sempre aberto).

Lista completa de formatos suportados:
  • Complex: PSD, XCF, Sketch, XD, FIG, PXD, CDR, SVG, EPS, PDF, WMF, EMF.
  • Raster: PNG (APNG), JPG, GIF, WebP, ICO, BMP, PPM/PGM/PBM, TIFF, DDS, IFF, TGA.
  • Raw: DNG, NEF, CR2, ARW, GPR, 3FR, FFF.

1 comentário:

  1. Quase me esquecia de deixar aqui o meu agradecimento especial por este autêntico serviço público essencial. 👍 👍 👍

    ResponderEliminar